Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em gastroenterologia pelo Hospital das...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Gases?
Os gases, ou flatulência, são o ar que se acumula no estômago e no intestino e que pode ser liberado através do ânus (como os gases intestinais) ou via oral (como os arrotos ou gases estomacais). Eles podem causar desconforto ou dores no abdômen ou tórax, flatulência excessiva com mau cheiro ou, ainda, arrotos constantes, podendo gerar constrangimento social.
No geral, os gases não representam nenhuma preocupação para a saúde, sendo uma condição considerada normal. Na maioria dos casos, os gases intestinais são produzidos no intestino por carboidratos que não são digeridos no intestino, sendo fermentados por bactérias que vivem no órgão.
Leia também: 6 hábitos que pioram o desconforto causado por gases
Estima-se que um homem libere entre 14 e 25 gases por dia, enquanto uma mulher de sete a 12 no mesmo período. Se a pessoa libera mais gases do que essa média durante o dia, ela pode estar tendo gases em excesso.
Normalmente, essa condição pode estar associada a questões genéticas ou a uma alimentação rica em fibras, glúten e carboidratos. Ou, em casos mais graves, a flatulência em excesso pode estar relacionada a doenças ou condições intestinais.
Em outros casos, os gases não são facilmente eliminados, gerando um quadro de gases presos. Nessas situações, os sintomas podem ser mais intensos. Entenda, a seguir, mais sobre o que é flatulência, seus sintomas e como eliminar gases.
Causas
O que causa gases?
Alguns hábitos e condições de saúde podem ser as causas de gases. É o caso de:
- Fazer uso de gomas de mascar;
- Tabagismo;
- Falar muito durante as refeições;
- Consumir alimentos que levam mais tempo para serem digeridos, como: feijão, grão-de-bico, milho, repolho, brócolis, couve-flor, uvas passas, lentilhas, cebola, maçã, leite e derivados, ovos, carne, abacate, melão, melancia e alimentos com glúten.
- Ter a mania de morder objetos, como a tampa da caneta, ou mantê-los na boca;
- Tomar bebidas gaseificadas;
- Uso de medicamentos efervescentes;
- Ansiedade;
- Comer muito rapidamente;
- Prisão de ventre;
- Gastroenterite infecciosa;
- Intolerância a lactose;
- Síndrome do intestino irritável;
- Doença celíaca;
- Doenças do aparelho digestivo;
- Intoxicação alimentar.
Leia também: Alimentos que causam gases e como combatê-los
Sinais
Os gases na barriga e no estômago pode ser, por si só, um sintoma de alguma outra condição ou doença gastrointestinal, como vimos. Porém, outros sintomas podem estar relacionados aos gases, principalmente se estão em excesso ou se estão presos.
Principais sintomas de gases
Os principais sintomas de gases são:
- Sensação de estômago pesado;
- Gases fedidos e barriga inchada;
-
Arrotos frequentes;
- Fisgada no peito;
- Dor abdominal;
- Prisão de ventre;
- Cólica intestinal;
- Flatulência com odor forte.
Onde os gases podem causar dor?
Quando em excesso, os gases causam dor na região abdominal e torácica. Algumas pessoas com gases intestinais sentem dor do lado esquerdo, mas nem sempre esse sintoma está relacionado ao excesso de gases. Por isso, é importante investigar caso a dor persista.
Além disso, gases dão dor nas costas, em alguns casos. Isso acontece porque, quando estão em excesso, podem se alojar em diferentes locais da região abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos do local.
Saiba mais: Dor no lado esquerdo da barriga: o que pode ser?
Quando os gases são preocupantes?
Se a pessoa está eliminando gases em excesso, ou apresenta dores frequentes devido ao sintoma, ela deve procurar ajuda médica. Outros fatores que, combinados com a presença dos gases, requerem contatar o médico são:
- Dor abdominal prolongada;
- Sangue nas fezes;
- Mudanças na cor, textura ou na frequência em que se evacua;
- Dores no peito;
- Perda de peso não intencional;
- Náusea e vômitos recorrentes.
Caso os gases sejam tão frequentes que interfiram na qualidade de vida do paciente, é importante falar sobre o sintoma com o médico clínico geral, pois existem tratamentos que podem minimizar o problema.
Na consulta médica pode ser interessante o paciente levar um diário alimentar dos últimos dez ou 15 dias, incluindo horários e quantidade dos alimentos que ingeriu, além dos horários em que teve sintomas. Isso pode ajudar o médico a determinar se o excesso de gases está ligado à alimentação do paciente ou não.
Tratamento
Quando os gases presos ou em excesso começam a atrapalhar a qualidade de vida ou causar sintomas intensos, alguns tratamentos podem ser feitos para eliminar os gases ou, pelo menos, reduzir a quantidade de flatulências.
O tratamento é feito, principalmente, com mudanças de hábitos alimentares e, em alguns casos, com o uso de medicamentos. Veja, a seguir, algumas dicas de o que fazer para eliminar gases:
- Manter uma dieta equilibrada, ingerindo alimentos ricos em fibra e bebendo bastante água;
- Evitar refrigerantes e bebidas gaseificadas;
- Evitar alimentos ricos em carboidratos;
- Evitar o excesso de leite e derivados.
Como eliminar gases rapidamente?
Existem algumas técnicas e dicas que podem ajudar a eliminar gases rapidamente, de forma natural. São elas:
- Fazer uma massagem abdominal;
- Tomar chá de erva-cidreira;
- Pressionar o abdômen;
- Caminhar após o almoço.
Como eliminar gases com a alimentação
Também tem como eliminar gases apostando em alimentos que são bem digeridos pelo intestino, evitando o surgimento do sintoma e reduzindo as sensações de inchaço e dores abdominais. Confira alguns deles:
- Probióticos: iogurte, leite fermentado, queijo e coalhada;
- Frutas laxativas: ameixa, mamão, laranja, abacaxi;
- Gengibre;
- Hortelã;
- Camomila;
- Erva doce;
- Alho.
Leia também: Laxante também pode ser usado para acabar com os gases presos?
Medicamentos
Além de alterar hábitos alimentares, uma possibilidade é apostar em medicamentos que ajudam a eliminar os gases. Entre os remédios para gases mais utilizados, estão:
- Dimeticona;
- Dimezin;
- Dimezin Max;
- Flagass;
- Luftal (comprimido);
- Motilium;
- Simeticona.
Prevenção
Não há uma forma efetiva para prevenir todos os tipos de gases, até porque é uma condição normal que faz parte da digestão. Contudo, ter uma dieta equilibrada, realizar exercícios físicos regulares, tratar da constipação, não ingerir bebidas gaseificadas e não utilizar gomas de mascar pode ajudar.
Leia também: Alimentos que causam gases e como combatê-los
Referências
Revisado por: Maira Marzinotto, gastroenterologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo (CRM-SP 124994)
Clínica Mayo