Gastroenterite: o que é, causas, sintomas e tratamento

Visão Geral

O que é Gastroenterite?

A gastroenterite (CID 10 - K52) é uma inflamação aguda que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal. O problema é mais comum no verão e em locais sem tratamento de água, rede de esgoto, água encanada ou destino adequado de dejetos. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia e vômitos.

Causas

A gastroenterite pode ser provocada por vírus, bactérias e parasitas, que podem ser transmitidos pelo ar, pela mão em contato com a boca e por intoxicação alimentar. Uma das bactérias mais comuns é a Salmonella, encontrada em frango e ovos crus.

Getty Images
Getty Images

Alimentos conservados com pouca higiene e sem refrigeração também podem favorecer o acúmulo de micro-organismos que causam a gastroenterite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sintomas

Sintomas de Gastroenterite

Entre os sintomas mais comuns da gastroenterite estão:

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Gastroenterite

Se for causada por vírus, a gastroenterite pode passar sozinha e o tratamento serve apenas para amenizar sintomas e repor a perda de líquidos. O mesmo acontece nos casos provocados por alguns tipos de bactérias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dependendo do tipo de bactéria, pode ser necessária a administração de antibióticos ou outros medicamentos específicos. Além disso, pessoas com desidratação de grau moderado a grave também podem precisar de tratamento intravenoso para repor líquidos no organismo.

Pessoas com desidratação em grau moderado a grave também podem precisar de tratamento intravenoso para repor líquidos no organismo.

Medicamentos para Gastroenterite

Os remédios mais usados para o tratamento de gastroenterite são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Prevenção

Prevenção

Lavar as mãos e alimentos: higienizar frequentemente as mãos é uma das principais formas de evitar a ocorrência da gastroenterite. Frutas e vegetais também precisam ser bem lavados antes do consumo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Frequentar restaurantes com boa conduta higiênica: é importante evitar consumir alimentos em restaurantes e estabelecimentos que não tenham higiene adequada ou que não tenham controle sobre a procedência de seus produtos.

Evitar alimentos crus: alimentos devem ser consumidos preferencialmente cozidos, principalmente ovos e frango. A higiene da casca do ovo também é indicada para evitar qualquer contaminação.

Cuidado com o prazo de validade e armazenamento: maionese, molhos e outros alimentos altamente perecíveis devem ser refrigerados na geladeira sempre respeitando o prazo de validade.

Consuma probióticos: Os alimentos probióticos são importantes para reequilibrar a flora intestinal, já que aumentam as colônias e a atividade das bactérias que protegem o sistema gastrointestinal. Esses microrganismos também estimulam o sistema imunológico e impedem a proliferação dos agentes causadores de diversos problemas gastrointestinais.

Referências

Aytan Sipahi, gastroenterologista do Hospital das Clínicas da USP

Ricardo Barbuti, gastroenterologista e membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia

Federação Brasileira de Gastroenterologia