PUBLICIDADE

10 livros essenciais para quem vai ser mãe

A lista conta com obras que discutem temas como parto, amamentação, equilíbrio emocional e cuidados com o bebê

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

A vinda de um primeiro bebê pode ser ao mesmo tempo incrível e assustadora, especialmente considerando todas as mudanças que acontecem com a mulher e todos os assuntos e detalhes a se aprender.

E é justamente nessa hora que se faz a vontade de existir um manual de instruções.

No entanto, apesar de não existir nenhum guia ou manual (afinal, cada gestação é unicamente subjetiva), é possível encontrar ajuda e apoio no universo dos livros, com obras que reúnem questões e esclarecimentos sobre temas como o período gestacional, o emocional da gestante, parto, amamentação e cuidados com o bebê.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pensando nisso, separamos uma lista com 10 livros essenciais para quem vai ser mãe de primeira viagem, a fim de esclarecer e desmistificar diversas inseguranças da mulher nessa fase.

As recomendações foram feitas pelo médico Paulo Noronha.

Quando o Corpo Consente, por Marie Bertherat, Thérèse Bertherat e Paule Brung

A obra 'Quando o Corpo Consente' é direcionada a mulheres grávidas que desejam uma explicação prática às suas perguntas e preocupações - especialmente as mães de primeira viagem. As autoras explicam o que acontece com o corpo durante a gestação, como se preparar para o parto e como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, num corpo que consente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A Maternidade e o Encontro Com a Própria Sombra, por Laura Gutman

No livro 'A Maternidade e o Encontro Com a Própria Sombra', a psicoterapeuta familiar, Laura Gutman, após anos dirigindo uma instituição de apoio à família, trata com profundidade nesta obra todos os aspectos que envolvem a experiência da gestação, especialmente o aspecto emocional.

A obra é uma leitura valiosa para as mulheres que precisam e desejam entender suas emoções durante essa fase e superar suas inseguranças, que podem prejudicar a criação de um filho.

Besame Mucho: Como criar seu filho com amor, por Carlos Gonzalez

Com uma narrativa leve e deliciosa, o pediatra espanhol Carlos González deixa claro em 'Besame Mucho' o propósitos do seu livro: uma educação dos filhos com base no amor, no respeito e na liberdade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O Parto é da Mulher, por Cristina Balzano

A autora, Cristina Balzano, apresenta em 'O Parto é da Mulher' o essencial de seu conhecimento teórico e prático como obstetriz, professora de yoga e fisioterapeuta, trazendo orientações sobre a anatomia do parto (tipos e como elaborar o seu plano) e o papel fundamental dos hormônios.

O livro, além de contemplar recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), conta com a colaboração de profissionais comprometidos com a humanização do parto, que assinam artigos sobre temas igualmente essenciais, tais como o papel do pai no parto, amamentação, hipnose no parto, homeopatia no parto e violência obstétrica.

Parto Ativo, por Janet Balaskas

Em o 'Parto Ativo', a autora apresenta exercícios baseados no yoga voltado para a gestação, com o intuito de preparar e conduzir a mulher e o seu corpo aos seus próprios instintos naturais para o trabalho de parto, apresentando também procedimentos corporais adequados e naturais para uma gravidez saudável e prazerosa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Parto com Amor, por Luciana Benatti e Marcelo Min

A obra 'Parto com Amor' reúne histórias de nove mulheres e suas respectivas trajetórias percorridas na gestação - entre elas a própria autora - para conquistar o parto desejado, abordando seus medos, fraquezas e dificuldades da mesma forma simples e sincera com que suas alegrias e vitórias são compartilhadas. O livro inclui os registros e instantes do nascimento dos bebês, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do recém-nascido entre a família.

Origens Mágicas, Vidas Encantadas, por Deepak Chopra

Em 'Origens Mágicas, Vidas Encantadas', Deepak Chopra esmiúça todas as fases da gravidez, explicando o que acontece com o corpo da mulher e com o feto, mostrando as mudanças que essas transformações provocam nas famílias e ensinando a atravessar esse período sem angústias ou sentimentos negativos. Para o autor, um meio ambiente equilibrado gera pessoas equilibradas. Além de mostrar o passo a passo da gestação e dar orientações sobre como agir nesse período.

Lobas e Grávidas, por Livia Penna Firme Rodrigues

Fazendo menção as lobas do famoso best-seller 'Mulheres que correm com os lobos' e um paralelo com a mulher selvagem, referindo-se à capacidade intuitiva de toda mulher para saber como agir em relação à gravidez, ao parto e aos cuidados com o bebê, o livro 'Lobas e Grávidas' traz orientação completa para que a gestante tenha uma boa gravidez e um parto natural. Inclui uma série de ilustrações muito claras de exercícios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O Camponês e a Parteira, por Michel Odent

A obra 'O Camponês e a Parteira', ligada à pesquisa do Dr. Michel Odent, faz um paralelo entre a industrialização da agricultura e do parto e a relação direta entre o estado de saúde na vida adulta, adolescência ou infância da mulher e o que aconteceu enquanto o bebê ainda estava no útero.

Além disso o autor oferece também uma contribuição valiosa e profunda ao universo que liga o camponês e a parteira em oposição à agricultura industrializada e ao obstetra, redimensionando o parto e sua contextualização na vida de cada um de nós e sugerindo uma importante alternativa ao alcance de nossas mãos.

O Bebê do Amanhã: Um novo paradigma para a criação dos filhos, por Dinah Azevedo e Thomas R. Verny

Na obra 'O Bebê do Amanhã', os autores oferecem um canto de amor e sabedoria aos que desejam empreender o caminho da maternidade e da paternidade conscientes. 'O bebê de amanhã' é rico em ternura e pleno de informações sobre como chegamos ao planeta, além de revelar, capítulo a capítulo, o quanto a vida interior de cada bebê se revela mais tarde, na vida adulta, permeando atitudes e comportamentos, inteligência, relacionamentos e estados de ânimo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)