Saiba como calcular período fértil

Com uma conta simples, descubra em qual o período do ciclo menstrual você pode engravidar

Seja para evitar gravidez ou para planejar uma família, saber calcular seu período fértil é essencial para toda mulher. É possível calcular o período fértil para descobrir quando você estará pronta para engravidar. Junto ao cálculo, é importante avaliar os sintomas para entender se você está mesmo no período fértil.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes de calcular o período fértil é importante saber quando tempo dura seu ciclo menstrual. Normalmente, o primeiro dia do ciclo é dia que a menstruação desce. Portanto, o intervalo de tempo entre o início de cada menstruação é o seu ciclo menstrual.

Sabendo disso, o processo do cálculo é bem simples:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como calcular período fértil

1. Descubra quanto tempo dura seu ciclo menstrual. Caso esse número varie a cada mês, monitore os intervalos por três meses e tente calcular um tempo médio.

2. Tendo em mãos a duração do ciclo, subtraia 14 deste número. Isso fará com que você descubra o dia da sua ovulação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Como o período fértil é o intervalo de seis dias que acaba no dia da ovulação, pegue a data obtida no passo 2, conte cinco dias para trás e você saberá seu período fértil.

Por exemplo, se uma mulher tem um ciclo de 30 dias, sua ovulação deve ocorrer no 16º dia, ou seja, seu período fértil ocorre entre o 11º e o 16º dias do ciclo menstrual. Já uma mulher com ciclo de 28 dias terá a ovulação no 14º dia do ciclo, portanto ela é mais fértil entre o 9º e o 14º dias. Por fim, mulheres com ciclos de 26 dias ovularão no 12º dia do ciclo, ou seja, a fertilidade está em alta entre o 7º e o 12º dias do ciclo.

Mulheres que têm ciclos mais curtos ovulam mais cedo. Isso ocorre porque o ciclo menstrual é divido em duas fases:

Esses dois períodos são divididos justamente pela ovulação e enquanto a fase folicular pode variar de mulher para mulher, a fase lútea sempre dura 14 dias (por isso subtraímos 14 nesta conta).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Período fértil irregular: como calcular

O ciclo menstrual é dividido em duas fases. A primeira é a fase folicular, momento em que os folículos ovarianos se desenvolvem. A próxima fase é a fase lútea, quando o corpo se prepara para uma possível gravidez. Esses dois períodos são divididos justamente pela ovulação. A fase lútea sempre dura 14 dias, enquanto a fase folicular pode variar de mulher para mulher. Por isso que é possível contar o período fértil como sendo 14 dias antes da menstruação.

Para fazer o cálculo do período fértil irregular é necessário saber o tempo de duração dos últimos três ciclos menstruais. De acordo com a ginecologista e obstetra Juliana Amato, você conta um ciclo a partir do 1º dia da sua menstruação até o 1º dia da menstruação seguinte. Um ciclo irregular é justamente a variação de dias em cada ciclo. Suponhamos que seus últimos três ciclos tenham durado 26, 28 e 29 dias. Nesse caso, a média são 27 dias de duração. Para chegar a essa média basta somar os dias e dividir por três. Ex: 26+28+29= 83/3=27 dias.

Após obter essa média, subtraia 14 do valor total. Lembra que falamos sobre a fase lútea, que dura sempre 14 dias? Pois então, os dias antes da fase lútea correspondem a ovulação. Nesse caso a conta deve ser: 27-14=13. Sendo assim, o seu período fértil aconteceria por volta do 13º dia do ciclo.

Mulheres com ciclos muito longos ou muito curtos devem ser avaliadas com critério, pois muitas vezes elas podem não estar ovulando, ovular muito cedo ou muito tarde, quando o corpo não está preparado para isso. Nesses casos é importante buscar um ginecologista.