4 semanas de gravidez: o início da fase embrionária

A partir de agora você já carrega um embrião, veja quais são as mudanças que acontecerão com seu corpo

Agora podemos dizer que você está oficialmente grávida, enquanto apenas seu corpo estava grávido aguardando a fecundação. Nesta semana, tanto a fecundação quanto a nidação já aconteceram e o zigoto passa a ser um embrião.

"Se a sua última menstruação foi dia 02 de novembro, por exemplo, o esperado é que ela venha no dia 02 de dezembro. Se no dia 03 de dezembro sua menstruação estiver atrasada e você estiver grávida, você estará grávida de 4 semanas", explica o obstetra Alberto d'Áuria da Maternidade Pro Matre Paulista.

Será a partir dessa semana que você começará a desconfiar dos sintomas de gravidez, pois a ausência da menstruação ficará evidente. As mulheres que conhecem muito bem seu corpo já irão conseguir notar a presença de alguns sintomas que antes não existiam.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esses sintomas são respostas do seu organismo para o aumento da produção do hormônio beta HCG. Se esse for o seu caso, talvez você já esteja sentindo maior sensibilidade nos seios, náuseas, instabilidade emocional e até mesmo um certo grau de irritabilidade.

De acordo com o especialista, durante esse período é normal você sentir rejeição ao cheiro do parceiro. Esse é um processo natural de todos os animais, inclusive em nós humanos, mas a tendência é melhorar nos próximos dias.

As roupas mais apertadas podem causar certo desconforto, mesmo ainda sem o crescimento da barriga. Alteração no apetite e sonolência aumentada em qualquer horário do dia também são situações que você pode esperar para essa semana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como melhorar o enjoo na gravidez

O enjoo é um dos sintomas que mais desagradam as mulheres, mas o especialista tem algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desconforto.

O recomendado é comer em quantidades menores e com maior frequência. O mesmo vale para os líquidos. "Quanto menos a mulher distender o estômago, menor vai ser o enjoo. Porque quanto maior a presença de líquido nele, mais sensação de vômito ela vai ter", diz.