PUBLICIDADE

32ª semana de gestação: seu bebê está treinando para nascer

Exercícios como ioga e caminhada são recomendadas para trabalhar o coração da mãe

Seu bebê

Com 32 semanas, o neném está medindo mais ou menos 42 centímetros e seu peso varia entre 1,2 a 2,280 quilos. Seu bebê é do tamanho de um repolho grande.

Seu bebê está se preparando para nascer, portanto já possui mais maturidade pulmonar e realiza movimentos respiratórios de treinamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o ginecologista e obstetra Amaury Teixeira, ele já está mais gordinho e se movimenta um pouco menos. O bebê ainda engole o líquido amniótico, o que começa a formar as fezes que vão ficar no intestino para, depois do nascimento, serem seus primeiros excrementos.

O neném, geralmente, quando está acordado, fica de olhos abertos e movimenta os olhos em direção à luz. Ele consegue piscar também. Os ossos do corpo começam a ficar mais duros. A unha já recobre totalmente os dedos e a cor dos cabelos, pelo menos, do nascimento, também já está definida.

Sua gravidez

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No final do dia, seus pés e suas mãos podem estar mais inchadas. O obstetra recomenda que você diminua a ingestão de sal e beba bastante água. Praticar exercícios físicos como yoga, caminhada e hidroginástica também são ótimas alternativas para que você trabalhe o coração e evite o ganho de peso excessivo.

"As mamas ficam inchadas, geralmente, com aquelas bolinhas ao redor, que vão ajudar na amamentação. E as contrações de treinamento vão aumentar para serem um treino ao trabalho de parto. O retorno da gestante ao pré-natal é mais frequente", indica Amaury Teixeira.