PUBLICIDADE

Criança de 2 anos e 5 meses: trabalhando a autonomia

Permitir que a criança realize algumas atividades sozinha pode ajudar em seu desenvolvimento

Com 2 anos e 5 meses seu bebê já tem mais autonomia para realizar algumas atividades sozinho, como por exemplo vestir uma camiseta. No entanto, ainda é um pouco cedo para que ele se vista por completo sozinho.

No entanto, de acordo com a neuropediatra do hospital HSANP, Alba Katharyna Soares, muitas vezes a criança nessa idade quer escolher a roupa que irá usar. ?Porém é necessário que os pais coloquem limites do sensato, bom senso, da segurança e das necessidades vitais?, afirma.

Permitir que a criança escolha a roupa que irá usar ajuda na formação de sua autonomia e personalidade. Deixe que a criança escolha, e sugira que ela leve uma troca de roupa na bolsa para eventuais necessidades, como uma blusa de manga curta ou um casaco de frio.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A criança nessa faixa etária ainda não sabe compartilhar muito bem suas coisas, principalmente seus brinquedos. A indicação da neuropediatra é que, quando for possível, os pais comecem a incluir outras crianças nas brincadeiras.

Além disso, vale pensar em brincadeiras que possam ser realizadas em grupo e que não necessariamente utilize brinquedos. O pega-pega é uma boa alternativa para promover interação entre as crianças.

Para os passeios de carro, a neuropediatra reforça sobre os cuidados necessários mesmo que em trajetos curtos. "As crianças devem ficar na cadeirinha, presa com cinto de segurança de maneira correta e sempre no banco de trás", explica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ademais, travar a abertura das portas traseiras e manter os vidros quase fechados permitindo apenas a circulação de ar, também são pontos que merecem atenção durante as viagens de carro. E, claro, nunca transportar as crianças no colo.