Como melhorar o ritual do sono do bebê?

A pediatra e nutróloga Virginia Weffort, presidente do departamento científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Membro do Conselho Científico Consultor do ILSI Brasil, explica a importância do sono para os pequenos

Dormir é algo fundamental para a saúde, especialmente para a dos bebês. Afinal, o sono ajuda a regular os hormônios, contribui para o desenvolvimento dos sistemas e órgãos dos pequenos e ainda é relaxante. É durante o sono também que o cérebro processa o que viu e sentiu durante o despertar, promovendo a fixação do aprendizado.

E para auxiliar o bebê a ter tranquilas e longas noites de sono, é essencial adotar um "ritual" - que deve ser criado e seguido desde o nascimento. Isso ajuda a organizar o corpo e a mente da criança, fazendo com que ela durma mais rápido, e evitando que fique irritada por estar com sono.

Esperar que o pequeno chegue nesse estágio de irritação para colocá-lo para dormir pode, inclusive, fazer com que ele demore ainda mais para relaxar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se você ainda não encontrou um ritual de sono que ajude o seu bebê a relaxar à noite, ou deseja melhorar o que já tem, fique atento às dicas a seguir:

Ritual do sono do bebê

O sono diurno é fundamental para que o bebê consiga dormir melhor à noite. Então, para os recém-nascidos, o ideal é estabelecer uma dinâmica de sempre tirar sonecas após a amamentação - fazendo alguns intervalos entre o sono e o aleitamento para brincar. Após o primeiro ano de vida, somente uma soneca à tarde já é suficiente.

O banho também auxilia no relaxamento e, por isso, pode ser feito antes da soneca ou do sono noturno. O ideal é dar banho uma hora antes do horário que a criança costuma dormir. Por exemplo: se a criança dorme às 21h, o banho deve ser dado até às 20h.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outras atitudes que favorecem o ritual do sono é evitar o uso de telas (TV, celular etc.) perto da hora de dormir e priorizar a leitura de livros e/ou a escuta de sons que ajudem a relaxar. A alimentação também contribui para um bom sono.

Qual o ciclo natural de sono do bebê?

Se o seu bebê está dormindo "demais" não se preocupe, isso é natural! Ao nascimento, a criança fica mais tempo dormindo do que acordada. E à medida que vai crescendo, a duração do sono tende a diminuir.

A quantidade ideal de horas dormidas por dia e por faixa etária é de:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)