Como lavar as roupas do bebê?

As peças do bebê necessitam de alguns cuidados específicos. Vejam quais são

Na hora de lavar a roupa do bebê é necessário prestar atenção em alguns aspectos. Isso porque tanto a pele do bebê como seu organismo ainda estão em desenvolvimento e, portanto, são mais frágeis. Por isso, a forma de lavar e guardar a roupa da criança também requer delicadeza e cuidado.

Primeiramente, é importante saber que tudo que será usado pelo bebê precisa estar limpo, independente de ser uma peça comprada ou herdada. Isso mesmo, até aquela roupinha que acabou de sair da loja precisa ser lavada. "As roupas, mesmo quando novas, podem estar com poeira, ácaros e fungos que afetam a saúde do recém-nascido", explica a enfermeira Elaine Nyakas, do Hospital São Camilo, de São Paulo. Veja a seguir dicas para lavar as roupas do bebê:

Escolha dos produtos

O recomendado para as peças do recém-nascido é o sabão de coco, seja líquido ou em pedra. "Esses produtos têm menos ácido na composição, dispensam o perfume forte e evitam alergias na pele do bebê", alerta Elaine. O ideal é que essa recomendação seja adotada no primeiro ano de vida do pequeno.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A neonatologista Clery Bernardi Gallace, do Hospital e Maternidade Santa Joana, alerta que a exposição a produtos com química ou perfumes fortes podem desencadear processos alérgicos e sensibilizar o bebê ao produto.

Onde lavar

Em relação ao uso da máquina de lavar roupa, Clery diz que quando for lavar a roupa do bebê é adequado colocar as peças dentro de sacos como forma de proteção. Também é importante higienizar a máquina com água quente antes de iniciar o ciclo de lavagem das roupas do bebê.

Procure combinar as cores das peças para evitar que algo desbote. E evite colocar peças do bebê junto de fraldas de pano, babadores e panos de boca.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No momento da lavagem, deixe as peças de molho por mais ou menos uma hora. Esfregue e depois enxague bem até ter certeza de que todos os resíduos foram eliminados.

Não é todo mundo que tem tempo para lavar as roupas na mão. E tudo bem. Mas se houver possibilidade tente lavar as peças mais delicadas manualmente, como vestidos, casacos, camisas e mantinhas.

Hora de secar

Na hora de secar, tente deixar as roupas secando naturalmente no varal. Todas as peças devem ser passadas a ferro. "Secar ao sol e passar é importante porque o calor higieniza o tecido e elimina impurezas, deixando as roupinhas livres de ácaros e fungos", ensina Elaine.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Clery encerra dizendo que ao guardar em gavetas as mesmas devem ser limpas com pano úmido somente e não utilizar sachês com cheirinhos.

E se o bebê se sujar muito?

O ideal é que as roupas do bebê não tenham manchas muito difíceis de tirar. No entanto, é importante se preparar para situações como mancha de cocô, xixi, vômito e, quando ele for um pouquinho maior, de comida.

Nesses casos, o melhor é agir rápido e tentar retirar o excesso de mancha com água e em seguida aplicar sabão de coco e deixar de molho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)