5 meses de gravidez: tamanho da barriga, movimentos do bebê e inchaço

Manchas e ressecamento na pele costumam dar as caras nesse período, que vai das 17 às 21 semanas

Aos 5 meses de gravidez, sua pele pede atenção. Aquelas manchas escuras podem aparecer no rosto principalmente se você não leu nosso recado sobre protetor solar! Por conta dos hormônios, a pele também pode ficar mais ressecada e descamar. Agora que a barriga vai esticar pra valer e seu peso vai aumentar mais rápido, as estrias também podem dar as caras. O quinto mês de gravidez vai das 17 às 21 semanas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No começo do quinto mês seu útero estará no nível do umbigo que, por sinal, fica muito sensível porque está sendo pressionado pelo útero. Uma linha escura pode aparecer entre os pelos pubianos e o umbigo. Fique tranquila, que ela desaparece após o parto.

Se você tem a impressão de que sua barriga está pequena, fique tranquila e leia essa matéria sobre o tamanho da barriga.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os movimentos do bebê ficam mais perceptíveis às vezes, você pode ter a sensação de que está sentindo ele pulsar! O exame de ultra-som não é obrigatório, mas se você quiser fazer, este é um bom momento, pois ele vai servir a dois propósitos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além de conferir se ele está bem, o médico vai conseguir determinar o tempo da sua gestação com mais precisão. No final do mês você vai parecer realmente grávida. Isso porque seu útero estará acima do umbigo, projetando a barriga. Até aqui, é normal ter engordado oito quilos, no máximo. Se você estava no peso correto no começo da gestação e está fazendo uma dieta saudável, não precisa ficar contando calorias.

As coxas e os pés vão estar mais inchados, principalmente se estiver calor ou se você ficar muito tempo sem se deitar ou sentar. Adote o descanso com as pernas elevadas sempre que puder. A drenagem linfática é um jeito bem gostoso de diminuir o problema.

Há tendência a ter varizes na sua família? Converse com o médico: meias de compressão podem ajudar a prevenir o problema e a diminuir a sensação de peso nas pernas. Também é hora de aposentar os saltos e começar a usar sapatos baixos, que ajudam a reduzir as dores nas costas que podem ser causadas pelos quilos extras. Massagens também aliviam o desconforto.

O que fazer aos 5 meses de gravidez: