Thaeme faz tratamento para problema comum na gravidez

Afastamento dos músculos da barriga, chamado de diástase abdominal, pode ser revertido com exercícios de fisioterapia

A cantora Thaeme Mariôto, da dupla Thaeme e Thiago, está grávida de seis meses e compartilha detalhes dos momentos da gestação de Liz no seu Instagram. Dessa vez, ela contou que está com diástase abdominal, que é um afastamento dos músculos da barriga que é muito comum na gravidez.

"Eu estava sentindo uma dor, como se fosse dor no estômago e quando procurei as meninas, elas viram que a dor que estava sentindo eram os músculos separando. E agora eu já estou tratando e a minha [diástase abdominal] não aumentou, estava morrendo de medo de aumentar e não aumentou", contou ela.

De acordo com o fisioterapeuta Marcelo Wulkan, em artigo ao Minha Vida sobre o tema, o músculo reto abdominal funciona como duas longas cintas que sustentam a região anterior do abdômen, desde o processo xifoide (parte de baixo do osso do peito) até o osso púbico (parte do meio da bacia). Quando os dois músculos se distanciam, a parte entre eles fica sem sustentação e acaba abaulando a região.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esta separação do músculo reto abdominal pode comprometer a estabilidade corporal e a mobilidade, contribuindo para o aparecimento de dor nas costas, comprometendo a postura, além de problemas estéticos.

Tratamento da diástase

Clinicamente, pode-se realizar tratamentos com fisioterapeuta ou profissional de saúde habilitado para orientar o fortalecimento dos músculos acometidos. Exercícios mal executados podem causar uma piora da queixa e por isso é fundamental procurar ajuda especializada.

Se a gestação causar afastamento dos músculos menor que quatro centímetros, muitas vezes é possível reverter a situação com exercícios físicos em até três meses. Se for maior, pode ser necessária uma cirurgia para unir os lados, usualmente realizada por cirurgião plástico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)