

Com o simples hábito de aplicar máscara facial uma vez por semana, você pode acelerar o tratamento contra diversos problemas de pele, desde acne até rugas e flacidez. Mas é preciso aliar esse cuidado ao uso de filtro solar, ácidos e outros cremes, além de saber escolher os produtos com a composição certa para o seu tipo de pele.
O primeiro passo na escolha da máscara facial é observar a textura. "Se a pele apresentar sinais ou tendência ao ressecamento, prefira máscaras mais pesadas e cremosas, já para peles oleosas, máscaras mais finas - como o sérum - são mais eficazes", explica o cosmetólogo Paschoal Rossetti Filho, fundador da Mezzo Dermocosméticos. O outro passo é selecionar os produtos pelos princípios ativos. Confira os componentes que especialistas indicam para cada situação.
Pele sem brilho e viço

A falta de brilho na pele pode ser sinal de que ela não está corretamente hidratada. Por isso, invista em máscaras hidratantes. "Ela pode ser formulada com potássio combinado com ácido carboxílico, ácido hialurônico ou cristais de oliva", sugere Paschoal Rossetti Filho. Componentes de máscaras nutritivas também ajudam a deixar a pele mais viçosa: vitaminas E, C e complexo B, além de peptídeos, óleo de canola e de girassol. Segundo o cosmetólogo Paschoal, esses óleos são vegetais e podem ser aplicados, inclusive, na pele oleosa.