
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Existem várias formas de cuidado com a pele que podem ser feitos com ingredientes caseiros com resultado é quase instantâneo. Justamente por essa praticidade, a máscara de gelatina se tornou um sucesso nos tutoriais na internet. Mas será que realmente funciona?
A receita ficou popular prometendo remover os cravos e amenizar a aparência dos poros. Dermatologista da Clínica Leger, Bruno Burato explica que ela funciona penetrando nos poros abertos e atua como se fosse uma cola, puxando os cravinhos para fora.
Como fazer
A receita tem apenas dois ingredientes e o passo a passo é bem simples:
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de gelatina sem sabor
- 2 ½ colheres de sopa de água
Modo de preparo:
1.Misture água e a gelatina até obter uma textura de papinha de bebê
2.Leve ao microondas por 15 segundos
3.Com uma colher, dissolva qualquer grumo formado e espere esfriar
4.Espalhe com os dedos onde possui cravos
5.Aguarde 25 minutos e retire
Máscara de gelatina funciona?
A dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fabiane Seidl afirma que a máscara de gelatina é contraindicada para peles secas e sensíveis. Ela também alerta sobre possíveis danos para a pele que a máscara pode causar.
"A sua maneira de atuação é muito parecida com a de adesivos que prometem eliminar os cravos, por ação mecânica. Porém ela pode promover um efeito oclusivo, obstruindo os poros e piorando o quadro, muitas vezes com surgimento de foliculite na área. Além disso pode promover machucados em peles mais sensíveis", explica.
Para pessoas com pele mista ou oleosa, a máscara pode ser menos prejudicial, mas nem sempre é a solução ideal para cravos. "É importante salientar que a máscara pode não ser suficiente e necessitar de intervenção medicamentosa", alerta o dermatologista Bruno.
Fabiane concorda, e afirma que produtos de limpeza específicos para esse tipo de pele são mais eficazes na eliminação de cravos.
Como tirar os cravos da pele
Para entender qual o tratamento mais indicado para remover os cravos, é necessária a avaliação do dermatologista. No entanto, geralmente, a forma mais recomendada para tirar os cravos é através do uso de sabonetes específicos para pele oleosa associados a retinoides tópicos (como o ácido retinoico e o adapaleno), combinados com sessões periódicas de limpeza de pele.
A limpeza de pele, realizada em consultórios ou clínicas de estética, é indicada, principalmente, para a remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos). Serve também para remover as células mortas e para manter a pele macia e saudável.