Dr. Marco Antonio Viana Miguel é Médico Otorrinolaringologista pela Escola Paulista de Medicina (EPM - UNIFESP)
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Sabia que a maneira como você respira pode ter um grande impacto na sua saúde? Por mais que, normalmente, a respiração seja um processo que ocorre de modo inconsciente e instintivo, é necessário perceber se ela está sendo executada da forma correta — pelas narinas.
Segundo Marco Antonio Viana Miguel, otorrinolaringologista da Saúde Digital do Grupo Fleury, a respiração pela boca deve ser evitada já que, diferentemente do nariz, a boca não possui mecanismos capazes de filtrar, aquecer e umidificar o ar antes de entrar nos pulmões, fazendo com que partículas poluentes e micróbios tenham fácil acesso aos órgãos.
“Além de deixar os pulmões mais expostos, a respiração bucal também pode levar a uma boca seca, o que reduz a saliva que protege os dentes contra cáries e a gengiva contra infecções. Em crianças, a respiração bucal crônica pode afetar adversamente o desenvolvimento facial e dentário, levando a problemas ortodônticos”, salienta o médico.
Leia também: Dificuldade para respirar: possíveis causas e o que fazer
Quais os benefícios de respirar pelo nariz?
Dentre os principais benefícios da respiração pelo nariz estão:
- Melhora da oxigenação e da saúde das vias respiratórias, visto que as narinas protegem as vias respiratórias inferiores contra doenças e irritantes, além de auxiliarem nas trocas gasosas que ocorrem no pulmão
- Favorecimento da respiração diafragmática, que é mais profunda e eficiente do que a respiração torácica superficial, típica da respiração bucal
Quais as causas da respiração pela boca?
Existem diferentes razões pelas quais as pessoas podem começar a respirar pela boca. Algumas têm problemas no nariz, como um desvio do septo, hipertrofia das adenoides, conhecida como carne esponjosa, ou rinite alérgica. “Em alguns casos, a respiração bucal começa devido a um congestionamento nasal temporário, mas acaba se tornando um hábito”, conta Marco Antonio Viana Miguel.
Problemas estruturais, como malformações craniofaciais e apneia do sono também podem influenciar na dificuldade de respirar pelo nariz e, consequentemente, no hábito de fazer a respiração pela boca.
Leia também: Lavagem nasal para rinite: como fazer da forma correta?
Quais são os tratamentos para a respiração pela boca?
O tratamento para a respiração bucal vai depender da origem do problema. Se for devido a questões no nariz ou rinite alérgica, ele pode ser feito com uso de medicamentos para alergias ou cirurgia para correção de desvio de septo.
“Em alguns casos, pode ser necessário um tratamento ortodôntico para corrigir problemas dentários relacionados à respiração bucal”, fala o médico. Já a terapia miofuncional é indicada para reeducar os músculos orofaciais e melhorar os hábitos respiratórios, que também influencia neste tipo de respiração. Entenda melhor abaixo!
Como começar a respirar pelo nariz?
Existem alguns exercícios que podem auxiliar no tratamento da respiração oral, dois exemplos são:
- Exercícios de consciência respiratória: consistem em prestar atenção à respiração, tentando, conscientemente, inspirar e expirar pelo nariz
- Exercícios de terapia miofuncional: são exercícios específicos realizados pelo fonoaudiólogo para fortalecer os músculos da região e para melhorar os padrões de respiração
“O ideal é sempre investigar a causa base. Se alguém está experimentando dificuldades respiratórias, seja através da boca ou do nariz, é essencial consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado e orientações sobre possíveis tratamentos”, orienta o otorrinolaringologista.
Saiba mais: Desvio de septo: quando é necessário operar?