Ana Paula Nunes é psicóloga com doutorado e mestrado em medicina e saúde pelo Programa de pós-graduação da UFBA e possui...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A depressão é uma condição de saúde mental que vai além de uma simples tristeza. Ela afeta o modo como as pessoas se sentem, pensam e lidam com atividades cotidianas. Os sintomas da depressão incluem apatia, alterações no sono e no apetite, cansaço constante e dificuldade de concentração. Em quadros depressivos mais graves, pensamentos negativos e até mesmo suicidas podem aparecer.
Pessoas com depressão podem buscar alternativas imediatas para sentir algum alívio, mesmo que o efeito seja temporário, e tendem a entrar em um ciclo vicioso que pode envolver drogas, álcool e compulsões. Mas qual a relação entre álcool e depressão? Continue lendo para entender.
Leia também: Sintomas de depressão: 27 sinais que merecem atenção
Qual é a relação entre alcoolismo e depressão?
De acordo com a psicóloga Ana Paula Nunes, a depressão está fortemente ligada ao alcoolismo, já que, quando uma pessoa está se sentindo mal emocionalmente, as chances de ela buscar o álcool como uma espécie de apoio aumentam. Por isso, é comum ver a depressão acontecendo ao mesmo tempo que o uso exagerado de álcool.
“O humor deprimido pode ser um importante gatilho para uso de bebidas alcoólicas, assim como há casos de transtorno depressivo induzido pelo álcool. É importante ressaltar que a prevalência de transtornos depressivos é maior entre aqueles com dependência alcoólica”, explica a psicóloga.
Leia também: Saiba as principais causas da depressão e se é possível prevenir
O consumo excessivo de álcool pode atrapalhar o diagnóstico de depressão?
Como o consumo excessivo de álcool tende a acontecer como uma forma de tentar minimizar os sintomas emocionais da depressão, é comum que uma pessoa nessa condição adie a procura por ajuda profissional e, consequentemente, não tenha o diagnóstico. Além disso, o alcoolismo também pode causar recaídas e até a interrupção do tratamento para a depressão.
“Quadros depressivos somados ao transtorno por uso de álcool são bem comuns e requerem tratamento especializado em saúde mental, com remédios específicos e psicoterapia comportamental. A busca precoce por atendimento, para que haja o diagnóstico seguido de tratamento da depressão, é extremamente importante”, ressalta a psicóloga Ana Paula Nunes.
Saiba mais: Tratamento do alcoolismo: conheça as opções terapêuticas