Psicóloga Clínica, especialista em Dependência Química e em Gestão Pública
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA cocaína é uma droga estimulante do sistema nervoso central capaz de provocar sensações de prazer e euforia. Mas esses não são os únicos sinais do uso da cocaína. Médicos da Universidade da Califórnia descobriram que usuários da droga podem desenvolver uma reação que causa dor e deformidades na pele.
A causa é uma substância presente na droga chamada levamisol, uma outra droga antiparasitária e de uso veterinário, proibida para seres humanos por causar reações alérgicas graves. O levamisol é normalmente usado na cocaína como uma forma de fazer o produto “render” mais, aumentando o lucro do comércio.
Os médicos da Universidade da Califórnia acompanharam seis pacientes que desenvolveram manchas roxas e escuras na pele após usar cocaína, com alguns sofrendo desfiguração permanente da orelha e muitos com uma baixa anormal do número de glóbulos brancos, conhecida como neutropenia.
Um estudo da Universidade do Rio Grande do Sul também se propôs a entender o uso do levamisol. Segundo a pesquisa, “desde o início dos anos 2000, o levamisol tem sido frequentemente usado como agente adulterante em drogas ilícitas, sendo detectado em até 79% da cocaína apreendida nas ruas”, fala um trecho do artigo.
Leia mais: Depressão é comum em adolescentes viciados em drogas
O levamisol é um componente usado para gado que, em humanos, pode causar necrose da pele, como citado, e até uma condição conhecida como púrpura retiforme em todo o corpo e face, com a pele ficando roxa por conta da ruptura dos vasos sanguíneos.
Outros riscos do uso de drogas como a cocaína
A cocaína é um problema de saúde pública justamente pelos efeitos, que causam dependência química e riscos à vida. O uso constante da cocaína e os outros tipos da droga pode causar:
- Perda de memória
- Perda da capacidade de concentração mental
- Perda da capacidade analítica
- Alterações estruturais de parênquima pulmonar
- Destruição do septo nasal
- Perda de peso
- Cefaleias
- Síncopes
- Distúrbios periféricos
- Silicose
Outro risco bem conhecido que envolve o uso de drogas é a overdose, problema que acontece quando a ingestão de componentes químicos passa dos limites tolerados pelo organismo. A overdose é um colapso do organismo humano quando há ingestão abusiva de drogas. "Ela tende a acontecer em usuários mais antigos, que precisam consumir cada vez mais droga para atingir os efeitos obtidos na fase inicial do vício", afirma Gabriela Felix.
Leia mais: Cocaína causa danos cardíacos sem mostrar sintomas
Por conta desses riscos, existe a necessidade de tratamento especializado e, muitas vezes, da ingestão de medicamentos. O tratamento contra o vício é realizado de forma multidisciplinar, com acompanhamento médico e familiar, psicoterapia, terapia ocupacional, entre outras especialidades.