Médico Especialista em Urologia em São Paulo - SP; Titular SBU; Formação: Unicamp (graduação), HC FM-USP e Hospital Brig...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iApesar de pesquisas já terem apontado que o ibuprofeno seria uma alternativa ao antibiótico em tratamentos contra infecção urinária, um estudo realizado em 2018, da Universidade de Oslo, na Noruega, comprovou que esse tipo de recomendação não é a ideal.
Para esse trabalho, os pesquisadores recrutaram quase 400 mulheres com sintomas de infecção urinária. Enquanto 181 delas receberam uma dose do analgésico ibuprofeno, as outras 178 foram medicadas com pivmecillinam (antibiótico muito utilizado para tratar infecções urinárias na Escandinávia). As participantes e os médicos não sabiam quais medicamentos foram usados por cada pessoa.
Saiba mais: Entenda para que serve o ibuprofeno
Após o monitoramento, notaram que as mulheres que tomaram ibuprofeno demoraram três dias a mais para apresentar melhoras em comparação ao grupo tratado com antibiótico. Além disso, 46% das participantes que usaram o analgésico comum retornaram ao médico quatro semanas depois com sintomas novos, persistentes ou até piores; enquanto apenas 10% das pacientes testadas com pivmecillinam voltaram para uma nova consulta.
Os cientistas concluíram, portanto, que o tratamento à base de antibióticos é o mais indicado para cuidar de infecções urinárias. "Até que possamos identificar pacientes que precisam de tratamento com antibióticos para evitar complicações, não podemos recomendar o ibuprofeno isoladamente para mulheres com infecção urinária", finalizou o estudo.
Saiba mais: Grávida pode tomar ibuprofeno?
Uso do ibuprofeno
O ibuprofeno é um medicamento analgésico e antitérmico indicado para reduzir a febre e melhorar temporariamente dores leves e moderadas, como dor de cabeça, dor de dente, dor muscular, dor lombar, tendinite e outras associadas à processos inflamatórios, além de aliviar cólica menstrual e dores associadas à gripe.
Embora o Ibuprofeno possa, eventualmente, ser utilizado no alívio dos sintomas dolorosos, segundo o urologista Vinicius Meneguette, essa medicação não substitui o antibiótico. A infecção urinária é um quadro não somente inflamatório, mas infeccioso, portanto, os anti-inflamatórios não irão atuar sobre as bactérias causadoras.
“Dependendo do quadro, a infecção urinária poderá cursar com complicações sérias quando não adequadamente identificada e tratada, além dos potenciais efeitos adversos da substância. Por ser também um anti-inflamatório, antitérmico e analgésico, o Ibuprofeno pode mascarar o diagnóstico e atrasar o tratamento efetivo”, pontua o especialista.
Saiba mais: Infecção urinária se cura sozinha? Entenda os riscos de não tratar a doença
Como prevenir a infecção urinária
- Beba muito líquido, especialmente água
- Limpe-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário
- Urine após relações sexuais para esvaziar a bexiga. Beba muita água para ajudar a diluir a urina também
- Use absorventes externos em vez de internos, pois alguns médicos acreditam que isso aumente a probabilidade de infecções. Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro
- Não use ducha nem sprays ou pó para a higiene feminina. Como regra geral, não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital
- Evite usar calças muito apertadas
- Use calcinha e meia calça de algodão e troque-as, pelo menos, uma vez por dia.
Saiba mais: Antibiótico para infecção urinária. Qual o melhor? Precisa de receita? E mais