Enfermeira desde 2008, parteira, especialista em obstetrícia pela Universidade Anhembi Morumbi, consultora de aleitament...
iAs mudanças climáticas no planeta são uma preocupação antiga, porém, pouco foi feito para evitá-las e hoje vivemos uma onda de temperaturas extremas em várias regiões da Terra. As altas temperaturas, porém, podem afetar a gravidez e exigem um cuidado maior durante esse período.
Um artigo publicado em 2019 na revista científica Nature demonstrou que temperaturas altas estavam associadas a nascimentos antecipados ou antes das tradicionais 40 semanas. A prevalência dessas temperaturas extremas pode aumentar o risco de prematuridade e, consequentemente, os desafios enfrentados pelas mães e bebês, já que a formação intrauterina pode ser interrompida e o nascimento ocorrer “antes da hora”.
Portanto, alguns cuidados devem ser redobrados nessa época do ano e o médico que acompanha a gestante deve ser acionado em caso de alguma dúvida ou sintoma diferente.
Veja abaixo algumas medidas simples, mas importantes de se tomar nos dias quentes.
Hidratação: a hidratação adequada deve ser prioridade, pois a sudorese da gestante aumenta muito e o risco de desidratação também. Essa desidratação pode causar uma hipotensão arterial (famosa queda da pressão) que já é mais acentuada nas gestantes por conta da ação do hormônio progesterona que é encontrado em maior quantidade no sangue durante o período gravídico.
Alimentação adequada: uma dieta leve e balanceada resultará em uma digestão mais rápida e efetiva, logo, a grávida deve evitar excesso de gorduras e alimentos muito condimentados, dando preferência ao cardápio de alimentos frescos e sempre bem higienizados, já que o calor favorece a proliferação bacteriana.
Roupas frescas: a gestante deve preferencialmente usar roupas de tecidos leves e que ajudam na transpiração na pele, além de sempre evitar exposição excessiva ao sol.
Uma dúvida frequente é sobre o inchaço que acontece nos dias mais quentes, principalmente nas pernas. Para evitar esse desconforto, a gestante deve evitar ficar sentada por muito tempo, e, caso isso seja necessário devido ao trabalho, utilizar meias elásticas de compressão prescritas pelo médico. Porém, vale lembrar que essas meias tendem a aquecer os membros inferiores, sendo assim, ela deve trabalhar em um ambiente arejado para evitar quedas de pressão.
Outra medida que traz conforto durante os dias mais quentes é a drenagem linfática. Além de drenar o excesso de líquidos corporais, a prática ainda relaxa e traz conforto e bem estar. A prática de esportes na água também são bem vindos, como a natação e a hidroginástica desde que sejam liberados pelo seu médico.
Leia também: Calorão na gravidez é normal? Veja 5 dicas para aliviar!