Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologi...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iEm busca da aparência perfeita, muitas pessoas recorrem a procedimentos estéticos, como a harmonização facial, que prometem transformações milagrosas e imediatas. Porém, quando essas técnicas não são feitas corretamente, acabam refletindo em resultados exagerados, ou pior, causando vários riscos à saúde do paciente, como infecções, reações alérgicas e até mesmo deformidades permanentes.
O MinhaVida fez uma lista de celebridades que fizeram harmonizações faciais que deram errado para alertar sobre os perigos desses procedimentos e ainda convidou a dermatologista Betina Stefanello, que ressaltou todos os efeitos que essa técnica mal feita pode causar. Acompanhe!
Harmonizações faciais que deram errado: conheça 3 famosas que passaram por isso
1. Liziane Gutierrez: após ser submetida a uma harmonização facial mal sucedida devido ao excesso de produto aplicado em seu rosto, a ex-participante do programa A Fazenda, Liziane, sofreu uma rejeição. A modelo disse que teve que passar por uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema, incluindo cortes extensivos em toda a região da boca.
2. Mariana Michelini (influenciadora): foi outra vítima de harmonização facial que deu errado. No procedimento, Marina achava que a substância injetada pela profissional era ácido hialurônico, mas na verdade era PMMA, uma substância plástica que pode causar deformidades e necrose dos tecidos onde foi aplicada. Após 6 meses, uma reação adversa do organismo causou um inchaço na boca que levou a perda dos lábios. Atualmente, a influenciadora está passando por um processo de reconstrução facial para ter sua aparência de volta.
3. Sósia de Gal Gadot: a modelo Denise Queiroz, conhecida por ser muito parecida com a atriz Gal Gadot, também passou por uma harmonização facial que resultou em complicações. Denise solicitou ao médico que realizasse ajustes simples, como alinhar o nariz e aplicar botox na boca, além de ácido hialurônico na mandíbula até o queixo, mas o profissional acabou usando uma substância mais espessa, que o corpo demora a absorver. Como resultado, Denise acabou com uma assimetria facial, deixando seu rosto distorcido.
Leia também: Preenchimento facial com ácido hialurônico: tratamento para rugas
O que faz uma harmonização facial dar errado?
A dermatologista Betina Stefanello disse que os procedimentos estéticos que costumam dar errado são aqueles que dependem da injeção de substâncias, como ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno. No entanto, tem ocorrido aumento do número de micobacterioses que têm relação com a falta de assepsia de equipamentos e do local onde a técnica é realizada.
A especialista ressalta outros pontos capazes de causar problemas na harmonização facial: “Em primeiro lugar, a ganância que leva um profissional não qualificado a realizar um procedimento para o qual não está apto. Em segundo, erro de técnica, aplicação de produto em locais não indicados ou uso inadequado do produto. Por último, o exagero no uso e aplicação de produtos”, alertou Betina.
Além da estética: veja ricos de harmonizações faciais que deram errado
Em alguns casos, a promessa de uma harmonização facial pode causar sérios riscos à saúde do paciente, principalmente se o procedimento for feito de forma errada e com um profissional não qualificado. A dermatologista revela quais são os possíveis problemas: “Além de uma face deformada, podemos ter consequências mais sérias, como necrose da área, perda de uma parte do rosto, cicatrizes, cegueira, AVC e infecções graves que podem levar à morte”.
É possível reverter uma harmonização facial que deu errado?
Betina explica que, dependendo do local de aplicação, da complicação causada e do produto que foi aplicado, é possível reverter o resultado de uma harmonização facial que deu errado. “A aplicação de ácido hialurônico possui um antídoto chamado hialuronidase, no entanto, a injeção inadequada precisa ser identificada na hora e pode ser necessário mais do que uma aplicação da enzima que degrada o ácido hialurônico”, detalhou. Para demais casos, normalmente é necessária uma intervenção cirúrgica.