Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Além de ser repleta de letras e melodias bonitas, a música brasileira também pode servir de inspiração no momento de escolher o nome do bebê — desde o baião nordestino, passando pelo rock até a bossa nova. Para te ajudar, o MinhaVida listou algumas opções lindas inspiradas em alguns dos maiores clássicos brasileiros e seus significados. Confira a lista!
Nomes femininos inspirados em músicas brasileiras
Carolina: com origem no germânico, o nome significa "mulher doce" ou "mulher do povo" — e está presente em algumas músicas nacionais famosas. Uma delas é do cantor Seu Jorge, que canta a magia de uma mulher “inteligente, bonita e difícil de esquecer". Já para o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, Carolina é uma mulher muito cheirosa.
Eva: possui origem no hebraico, derivado da raiz hawá, e quer dizer "a que vive" ou "cheia de vida". Está presente na música "Minha Pequena Eva", que fez muito sucesso com a banda Eva nos anos 90.
Lígia: pode ter diferentes origens, como no grego, em que significa "dócil" ou "flexível", ou no latim, que quer dizer "a escolhida" ou "a eleita". Ligia era professora de uma das filhas do mestre da MPB, Tom Jobim, e inspirou a criação de uma de suas melhores músicas.
Luísa: com origem germânica, significa "célebre nas batalhas" ou "guerreira gloriosa". É o título de uma canção de amor de Chico Buarque e também de Tom Jobim (mas escrito com Z, Luiza), que marcaram a história da música nacional.
Sophia: há anos na lista dos nomes mais registrados no Brasil, Sophia possui origem grega e quer dizer "sabedoria". É o nome da filha de Nando Reis, que inspirou a música "Só pra So".
Ana Júlia: é um nome composto de origem hebraica (Ana) e do latim (Júlia), que significa "jovem graciosa". É o título de um dos maiores sucessos da banda carioca Los Hermanos.
Gabriela: a canção de Gal Costa, tema da novela Gabriela, quer dizer "mulher de Deus", "mulher forte de Deus" ou "fortaleza de Deus".
Leia também: 21 nomes de meninas inspirados em personagens memoráveis de novelas brasileiras
Iolanda: surge a partir do latim viola, que tem origem no grego íole e significa “violeta”. É o título de uma canção de amor de Chico Buarque.
Camila: o nome pode ter surgido a partir do latim, do grego ou do egípcio, e possui os significados "a sacerdotisa", "servidora de uma divindade", "mensageira dos deuses", "menina de coro" e "perfeição". Camila fez sucesso através da música da banda gaúcha Nenhum de Nós.
Fátima: tem origem árabe e persa e quer dizer “mulher que desmama seus filhos” e “mulher que realizou seus filhos no caminho do conhecimento divino”. É o título de uma canção da banda Capital Inicial, com letra forte e poética, que marcou a geração nos anos 80-90.
Madalena: vem do grego Magdaléne, que significa "a que vem de Magdala" ou "a que habita em Magdala". A música de mesmo nome, com composição de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza, se tornou um grande marco do MPB — em especial na voz de Elis Regina.
Maria: a música de Milton Nascimento é intitulada com um nome que possui origem no hebraico Myriam, que significa "senhora soberana".
Elizabeth (Bete): se originou a partir do hebraico Elishebba, que significa "Deus é juramento". A música ficou marcada pela música Bete Balanço, do Barão Vermelho.
Flora: é o nome da esposa de Gilberto Gil, inspiração de uma das canções mais lindas do música, e significa "florida", "repleta de beleza".
Nomes masculinos inspirados em músicas brasileiras
Januário: se originou a partir do latim januariu, termo que era utilizado para se referir ao indivíduo consagrado a Jano (Janus), deus romano das mudanças e transições. O nome foi eternizado na música "Respeita Januário", de Luiz Gonzaga, inspirada no pai do Rei do Baião.
Gabriel: um dos nomes mais queridos pelos brasileiros, possui origem no hebraico e significa "homem forte de Deus", "mensageiro de Deus". É o título da música de Beto Guedes, sendo uma declaração de amor a um filho.
Marvin: popularizado pela música da banda de rock brasileira Titãs, composta por Nando Reis, Marvin pode ter diversas origens, com significados que variam entre "fortaleza marítima", "excelente medula" e "amigo do mar".
Romeu: um dos personagens mais famosos da literatura, é tema da música de amor dos cantores Pitty e Thiago Pethit. O nome possui origem no italiano e significa literalmente "romeiro" ou "o que peregrina".
Luca: uma homenagem ao filho de Herbert Vianna, vocalista da aclamada banda Paralamas do Sucesso, Luca se originou a partir do grego loukás e quer dizer "aquele que traz a luz", "luminoso", "brilhante" ou "o habitante de Lucânia".
Pedro (Pedrinho): possui origem no grego cephas e significa "pedra" e "rocheda". É o nome da canção da cantora paulista Tulipa Ruiz, lançada em 2010. Em 2022, a música "Acorda Pedrinho" também ficou bastante popular no Brasil, lançada pela banda Jovem Dionísio.
Eduardo: vem do anglo-saxão hrod-ward e quer dizer "guardião de riquezas". Famoso no Brasil, o nome também se destacou na música "Eduardo e Mônica", da banda Legião Urbana.
Manuel: o título da música de Ed Motta é considerado uma variante de Emanuel, que significa "Deus está conosco" ou simplesmente "Deus conosco".
Caetano: inspirada no cantor e compositor Caetano Veloso, o nome da música de Johnny Hooker tem origem no latim Caietanus, que quer dizer “natural de Gaeta”.