Ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista. Formada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, em...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA amamentação é um momento especial de muita conexão entre mãe e bebê, mas também é um processo que exige bastante do corpo. Algumas mulheres notam que perdem peso durante a fase de amamentação, enquanto outras não percebem tantas mudanças.
Afinal de contas, amamentar emagrece? Para entender melhor esse fenômeno, conversamos com Carla Betarelli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, que nos explicou por que a amamentação pode contribuir para a perda de peso e se essa prática é realmente saudável para as mães. Confira!
A amamentação emagrece? Entenda mais sobre o assunto
Amamentar realmente pode ajudar na perda de peso depois do parto. Durante a produção do leite materno, o corpo da mãe gasta energia, ou seja, queima calorias, o que resulta no emagrecimento. A obstetra comenta mais detalhes sobre essa questão:
“Existe um gasto calórico diário médio para produzir leite para amamentar uma criança, de 500 a 700 calorias por dia. Ou seja, isso significa um gasto calórico bem alto, equivalente a uma atividade física de alta intensidade, como, por exemplo, uma aula de spinning”, ressaltou a médica.
Então, desde que essa mãe tenha uma dieta equilibrada, sem abusos de calorias e sem restrições alimentares, pode haver, sim, uma perda de peso por conta do gasto energético de produzir o leite.
Leia mais: Amamentação pode proteger mães contra doenças cardiovasculares por até 3 anos
Essa perda de peso na amamentação é saudável?
Esse emagrecimento que acontece durante a amamentação pode ser saudável, desde que a lactante mantenha uma boa alimentação. Carla indica o que é importante a mulher ingerir nesse período:
“É preciso ter uma dieta rica em proteínas, carboidratos, micronutrientes e uma hidratação adequada, bebendo no mínimo dois litros de água por dia. Não existe dieta restritiva, exceto em casos específicos de bebês com alergias ou alguma intolerância. Caso contrário, não existe dieta restritiva na amamentação e, sim, uma dieta equilibrada e diversificada, para que a mãe possa ter condições de produzir o leite nas quantidades consideradas normais”, esclareceu.
Além disso, a obstetra conta que é fundamental que a mulher descanse o máximo que puder para ter uma produção de leite adequada.
O que fazer para amamentar e se manter saudável?
Além de manter uma boa alimentação, tomar as vitaminas necessárias e descansar sempre que possível, a mulher precisa ter outros cuidados para se manter saudável durante a amamentação. Dentre eles, a obstetra comenta sobre a importância de a mãe ter uma rede de apoio nesse período:
“Uma rede de apoio pode ajudar essa mulher a ter os seus períodos de alimentação, de descanso e de apoio emocional também. Isso é importantíssimo para que ela possa retornar aos seus cuidados o quanto antes”, explicou.
Amamentar pode ser um aprendizado tanto para você quanto para o seu bebê. Não se pressione demais e lembre-se de que cada mãe e cada bebê são únicos. Se encontrar dificuldades, não hesite em buscar ajuda de um profissional de saúde ou de um consultor em amamentação.
Leia também: Amamentação como fator de proteção contra o câncer de mama