Dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatolog...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quando os dias de menstruação estão próximos, você já reparou que as espinhas costumam aparecer mais? Apesar de ser bastante incômodo, esse sintoma, bem como variações de humor, cólica, retenção de líquidos e a sensibilidade nas mamas são totalmente comuns.
No entanto, apesar de ser natural, é possível minimizar ou mesmo inibir o aparecimento das crises de acne durante a época da menstruação. Confira abaixo as orientações do especialista consultado pelo MinhaVida.
Leia também: Sua menstruação está saudável? Veja 4 sinais de alerta
Por que as espinhas aparecem durante a menstruação?
As espinhas surgem durante a menstruação devido a alteração hormonal que prepara o processo de ovulação e ocorre, justamente, nesta segunda fase do ciclo menstrual.
“Na primeira fase temos o predomínio de estrogênio e na segunda fase temos um predomínio do hormônio progesterona que age nas glândulas sebáceas aumentando sua secreção. O excesso de sebo pode obstruir os poros e consequentemente levar ao aparecimento de acne”, explica José Roberto Fraga Filho, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Leia também: Ciclo menstrual: o que é, fases e cálculo do período fértil
Quais são os sintomas físicos comuns da menstruação?
Além das corriqueiras crises de acne, no período da menstruação é comum o aparecimento de sintomas físicos como:
- Dores de cabeça
- Inchaço abdominal
- Cólicas
- Prisão de ventre
- Náuseas
- Fadiga intensa
Leia também: Limpeza de pele ajuda a eliminar cravos, espinhas e impurezas
Como evitar as espinhas durante a menstruação?
De acordo com José Roberto, para minimizar ou evitar totalmente o aparecimento de acne durante a menstruação, aderir a uma limpeza rigorosa é fundamental.
“É preciso fazer um skin care mais intenso com uso de sabonetes adequados, hidratantes em forma de sérum e alguns tipos de ácidos de uso noturno. Associado a isso e sob orientação médica, usamos algumas pílulas anticoncepcionais específicas e também alguns antiandrogênios que irão ajudar muito nesse processo”, esclarece o dermatologista.
Saiba também: Espinhas no corpo: cada local indica problemas diferentes