
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford em parceria com a Heineken, jovens da geração Z têm demonstrado preferência pela sobriedade ou por bebidas com baixo teor alcoólico. Com mais de 11 mil participantes do Reino Unido, Japão, Brasil, Estados Unidos e Espanha, a conclusão foi clara: a Gen Z está aberta a esse novo hábito, mesmo que isso desafie certos preconceitos.
Em um primeiro momento, 34% da geração Z disseram ter recebido apoio do seu círculo social ao optarem por bebidas sem álcool em encontros e festas. No entanto, a pressão para se embriagar ainda existe. Segundo a pesquisa, 21% dos jovens da Gen Z já sentiram a necessidade de esconder que estavam consumindo bebidas não alcoólicas.
Por outro lado, 38% dos jovens afirmaram que estariam dispostos a não beber álcool — desde que seus amigos também fizessem o mesmo. Além disso, entre os que consomem bebidas sem álcool, 29% disseram sentir que precisam explicar ou justificar essa escolha. Apesar disso, o desejo de evitar o álcool tem aberto espaço para novas formas de entretenimento — como os jogos de tabuleiro.
Essas novas opções para sair com os amigos e se divertir sem precisar consumir álcool têm ganhado força em locais como o Chaotic Good Café, em Manhattan. A proposta é simples: uma cafeteria. O diferencial desse tipo de espaço é que, além de tomar uma bebida quente e conversar, os clientes podem aproveitar para jogar um jogo de tabuleiro.
Muita gente também tem se aventurado no universo dos jogos de RPG. Assim, os jogos de interpretação, cartas, peças ou até o clássico Jenga estão entre as primeiras opções para uma tarde com os amigos entre as novas gerações. Esses espaços têm se tornado cada vez mais populares perto de universidades, parques e centros comerciais.
Com a diversão sendo vista sob a ótica da sobriedade, bares e boates começam a esvaziar, acompanhando a queda no consumo de álcool. Festas e encontros também estão entrando nesse novo estilo de vida. Entre casais do Tinder que adotam o “sober dating” (encontros sem bebida alcoólica) e espaços voltados para leitura em grupo, estar em um balcão com canecas de cerveja já não tem mais o mesmo apelo para a geração Z.
Podemos encerrar com mais um exemplo dessa tendência. Criado no Reino Unido em 2012, o movimento do Janeiro Seco (Dry January) vem ganhando cada vez mais adeptos. A ideia é dar um descanso ao corpo depois das festas de fim de ano, passando 30 dias sem consumir uma gota de álcool. O objetivo é simples: adotar hábitos mais saudáveis e levá-los adiante ao longo do ano.
Saiba mais: Nem cerveja, nem vinho: a nova tendência da Geração Z é algo que Steve Jobs já praticava anos atrás