
Psicólogo Clinico no Grupo Mantevida desde 2021. Realiza Atendimento psicoterapêutico individual de adolescentes e adult...
i

Você já acordou e se deu conta de que teve um sonho erótico com alguém conhecido? Sim, isso pode soar estranho, constrangedor ou até engraçado — especialmente se a pessoa em questão nunca te despertou algum desejo (pelo menos, conscientemente), mas saiba que essa é uma situação bem comum.
Para entender melhor o porquê isso acontece, o MinhaVida conversou com Edilson José Ferreira de Oliveira, psicólogo do grupo Mantevida, que explica se os sonhos eróticos revelam desejos reprimidos ou tratam apenas de reflexos aleatórios da nossa mente.
Leia também: Chá para aumentar desejo feminino: o que tomar para intensificar a libido
O que significam os sonhos eróticos
Para explicar o que pode estar por trás dos sonhos eróticos com pessoas conhecidas — especialmente quando não existe nenhum envolvimento amoroso entre elas — o especialista destaca a descrição de Freud sobre os sonhos em geral: “uma experiência psíquica de realização de desejos reprimidos, medos e outras vontades, ou seja, aquilo que a pessoa tentou guardar, controlar, porque é concebido como socialmente não aceito ou que é difícil para sua aceitação”.
Ainda segundo Freud, o desejo pode vir em conteúdo de sonho, visto que algumas pessoas têm dificuldade de aceitar ou acolher algumas experiências na sua realidade psíquica, seja para se proteger da situação em si mesma ou de suas consequências.
Considerando isso, Edilson sugere que, provavelmente, o sonho erótico ocorre quando a pessoa que deseja não pode, por algum motivo, realizar na sua vida esse mesmo desejo.
“Quando um desejo é reprimido ou impedido, ele pode ainda estar de algum modo na expectativa de ser realizado, pois o ser é "desejante". Estando uma pessoa dentro daquilo que conhecemos como lei, instâncias morais, o contexto do sonho erótico se aplica à compreensão. O conteúdo do sonho pode ser tão latente e tão importante ao mesmo tempo e precisa ser compreendido num contexto de psicoterapia ou no contexto de análise, pois, diz respeito à realidade subjetiva da pessoa, não pode ser generalizado”.
Leia também: Por que esquecemos nossos sonhos? Estudo pode ter resposta
Sonhos eróticos sempre têm conotação sexual ou podem representar outras necessidades emocionais?
Conforme o psicólogo, nem sempre um sonho considerado “erótico” está ligado ao desejo sexual em si. A palavra "erótico", nesse contexto, pode ser mal interpretada, porque no senso comum ela remete diretamente ao sexo — mas na psicanálise, o termo tem um significado mais amplo, ligado a Eros, que representa não só a libido, mas também o amor, a intimidade e o desejo de conexão.
Na prática, um sonho erótico pode sim ter um simbolismo sexual direto, mas também pode representar algo mais profundo, como a realização intensa de um desejo pessoal ou emocional.
“São também percebidas representações de conexão, de acordo com a intimidade com determinada pessoa, admiração, quando uma pessoa é tida como referência pessoal para outra e também sonhos relacionados à autoridade, que estariam relacionados à ideia de poder”, finaliza o especialista.
Leia também: Todas as pessoas sonham vendo cores? Especialista explica