

Se você já limpou seus medicamentos e encontrou muitos que já estão vencidos, não os jogue fora! Eles podem ser ouro puro para suas plantas, seu pomar ou seu jardim. Compartilhamos com você o que acontece com suas plantas se você adicionar medicamentos vencidos ao solo.
Leia também: Quando comemos um alimento vencido, é isso que pode acontecer com o nosso corpo
Jardineiros especialistas recomendam adicionar medicamentos vencidos às plantas
Entre jardineiros e agricultores experientes, existem certos truques que são ouro puro e inestimáveis, e acontece que uma das dicas mais valiosas é adicionar medicamentos vencidos ao substrato para que elas cresçam saudáveis e floresçam como nunca antes.
Embora não haja evidências conclusivas dos benefícios que os medicamentos oferecem aos substratos vegetais, a experiência e a prática têm produzido resultados. Além de regar suas plantas com água de medicamentos vencidos, você também pode adicionar medicamentos triturados a um composto ou fertilizante que estiver preparando para suas plantas.
Que tipos de medicamentos podem ser usados para plantas?
A verdade é que nem todos os medicamentos podem ser usados em plantas, principalmente porque algumas instituições alertam para a contaminação do solo e da água próximos. Portanto, se você tiver um antibiótico, é melhor descartá-lo com segurança e aplicar somente esses medicamentos em suas plantas:
- Ácido fólico
- Cálcio
- Vitamina B1
- Vitamina B2
- Vitamina B12
- Vitamina C
- Vitamina D3
- Zinco
- Aspirina
- Viagra
- Vitamina E
Complexos vitamínicos, multivitamínicos ou antibióticos leves podem conter nutrientes que beneficiam algumas plantas; no entanto, você deve aplicá-los esporadicamente e não em grandes quantidades.
Como aplicar medicamentos vencidos em plantas?
Você não pode simplesmente aplicar um punhado de medicamentos diretamente no substrato das suas plantas. Para usar medicamentos vencidos, é recomendável diluir um comprimido do medicamento que você tem — você pode usar três ou quatro de cada vez, dependendo de quantos você tem — e dissolvê-lo em um litro de água. As quantidades podem variar dependendo da quantidade de plantas que você vai regar.
Regue o substrato das suas plantas até que ele esteja completamente úmido. Apenas tome cuidado para não deixar o produto penetrar diretamente nas raízes para evitar excesso de ingredientes, queimaduras ou apodrecimento das raízes devido ao excesso de água. Tudo com moderação! É melhor não borrifar para evitar que algum ingrediente do medicamento queime a folhagem das suas plantas.
Outra coisa a considerar é que nem todas as plantas precisam dos mesmos nutrientes. Analise as vitaminas que você tem disponíveis e quais delas podem funcionar melhor para cada planta. Se for um jardim grande, você pode preparar uma boa quantidade dos nutrientes comuns de que elas precisam e regar a cada 3 semanas ou uma vez por mês.
Leia também: 9 plantas que nossos pais tinham no quintal e fazem falta em apartamentos