PUBLICIDADE

Lozan (comprimido)

Princípios ativos: cetoconazol

ESTE TEXTO FOI EXTRAÍDO MANUALMENTE. CONSULTE SEMPRE A BULA ORIGINAL

Apresentação

Apresentação de Lozan

Uso Oral
Uso Adulto e Pediátrico

Laboratório: Teuto

Comprimido 200mg

Embalagens contendo 10 e 30 comprimidos.

Composição

Composição de Lozan

Cada comprimido contém:

cetoconazol........ 200mg

Excipiente q.s.p... 1 comprimido

Excipientes: álcool etílico, amido, estearato de magnésio, dióxido de silício, povidona, manitol, celulose microcristalina e talco.

1. Para que este medicamento é indicado?

Para que serve Lozan

Lozan é indicado para infecções da pele, cabelo e mucosa, causadas por dermatófitos e/ou leveduras que não podem ser tratadas topicamente devido ao local ou extensão da lesão ou infecção profunda da pele: dermatofitoses; pitiríase versicolor; foliculite por Pityrosporum; candidíases cutânea, mucocutânea crônica, orofaríngea e esofágica, e vaginal crônica recidivante.

Infecções fúngicas sistêmicas: paracoccidioidomicose, histoplasmose, coccidioidomicose, blastomicose.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Como este medicamento funciona?

Ação esperada de Lozan

Lozan é a base de cetoconazol que você deve usar para o tratamento de infecções causadas por fungos ou leveduras.

3. Quando não devo usar este medicamento?

Contraindicações e riscos de Lozan

Riscos do medicamento: ® CONTRAINDICAÇÕES: VOCÊ NÃO DEVE TOMAR LOZAN SE VOCÊ APRESENTAR MAIOR SENSIBILIDADE (ALERGIA) AO CETOCONAZOL OU AOS EXCIPIENTES DA FORMULAÇÃO.  

NÃO TOME LOZAN® CASO VOCÊ TENHA DOENÇA DO FÍGADO. SE VOCÊ TIVER DÚVIDAS, CONSULTE O SEU MÉDICO.

VOCÊ NÃO DEVE TOMAR NENHUM DOS MEDICAMENTOS ABAIXO ENQUANTO ESTIVER TOMANDO LOZAN®: CERTOS MEDICAMENTOS PARA ALERGIA, COMO TERFENADINA, ASTEMIZOL E MIZOLASTINA; CISAPRIDA E DOMPERIDONA, MEDICAMENTOS USADOS PARA CERTOS PROBLEMAS DIGESTIVOS; CERTOS MEDICAMENTOS QUE REDUZEM O COLESTEROL, POR EXEMPLO SINVASTATINA E LOVASTATINA; COMPRIMIDOS PARA DORMIR À BASE DE MIDAZOLAM E TRIAZOLAM; PIMOZIDA, UM FÁRMACO PARA DISTÚRBIOS PSICÓTICOS; CERTOS MEDICAMENTOS USADOS PARA TRATAR IRREGULARIDADES DO BATIMENTO CARDÍACO, COMO QUINIDINA E DOFETILIDA; BEPRIDIL, HALOFANTRINA, DISOPIRAMIDA, LEVACETILMETADOL (LEVOMETADIL), SERTINDOL, NISOLDIPINO, EPLERENONA, ALCALOIDES DO ERGOT TAIS COMO DIHIDROERGOTAMINA, ERGOMETRINA (ERGONOVINA), ERGOTAMINA E METILERGOMETRINA (METILERGONOVINA).

4. O que devo saber antes de usar este medicamento?

Precauções e advertências de Lozan

ADVERTÊNCIAS: INFORME SEU MÉDICO SE VOCÊ TIVER DISTÚRBIO DO FÍGADO. VOCÊ NÃO DEVE USAR LOZAN® SE VOCÊ TIVER DOENÇA DO FÍGADO AGUDA OU CRÔNICA. DURANTE O TRATAMENTO COM LOZAN® PODEM OCORRER DISTÚRBIOS NO FÍGADO, ALGUMAS VEZES GRAVES.

DEVIDO AO RISCO DE HEPATOTOXICIDADE GRAVE, ESTE MEDICAMENTO DEVERÁ SER UTILIZADO APENAS QUANDO OS BENEFÍCIOS POTENCIAIS SUPERAREM OS RISCOS POTENCIAIS, CONSIDERANDO-SE A DISPONIBILIDADE DE OUTRAS TERAPIAS ANTIFÚNGICAS EFICAZES. DESTA FORMA A FUNÇÃO HEPÁTICA DEVERÁ SER AVALIADA ANTES DO INÍCIO DO TRATAMENTO PARA DESCARTAR DOENÇA HEPÁTICA AGUDA OU CRÔNICA, E MONITORADA EM INTERVALOS FREQUENTES E REGULARES DURANTE O TRATAMENTO E AOS PRIMEIROS SINTOMAS DE POSSÍVEL HEPATOTOXICIDADE. 

O TRATAMENTO COM LOZAN® DEVE SER SUSPENSO E SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE COMUNICADO, CASO VOCÊ APRESENTE OS SEGUINTES SINTOMAS: FRAQUEZA, CANSAÇO ANORMAL, ICTERÍCIA, COCEIRA INTENSA, FEBRE, NÁUSEA E VÔMITO PERSISTENTES, URINA DE COLORAÇÃO ESCURA, FEZES ESBRANQUIÇADAS, FALTA DE APETITE E/OU DOR ABDOMINAL. SE VOCÊ TIVER QUE TOMAR CETOCONAZOL, SEU MÉDICO SOLICITARÁ EXAMES DE SANGUE REGULARES PARA EXCLUIR A EXISTÊNCIA DE QUALQUER DISTÚRBIO DO FÍGADO E TER CERTEZA QUE VOCÊ PODERÁ USAR OU CONTINUAR O TRATAMENTO COM ESTE MEDICAMENTO.

INFORME SEU MÉDICO SE VOCÊ TIVER DOENÇA DE ADDISON (FUNÇÃO PREJUDICADA DAS GLÂNDULAS SUPRARRENAIS). A ATIVIDADE DAS SUAS GLÂNDULAS SUPRARRENAIS PODE PRECISAR SER MONITORADA, CASO VOCÊ TENHA DOENÇA DE ADDISON OU ESTIVER EM PERÍODO DE ESTRESSE, COMO NOS CASOS DE GRANDE CIRURGIA.

EFEITO SOBRE A CAPACIDADE DE DIRIGIR OU OPERAR MÁQUINAS: APESAR DE NÃO TER SIDO OBSERVADO O EFEITO DO CETOCONAZOL SOBRE A HABILIDADE DE DIRIGIR OU OPERAR MÁQUINAS, VOCÊ NÃO DEVE EXERCER ESTAS ATIVIDADES SE ESTIVER COM TONTURA OU TIVER TOMADO BEBIDAS ALCOÓLICAS.

PRECAUÇÕES: INFORME O SEU MÉDICO SE VOCÊ ESTIVER TOMANDO OUTROS MEDICAMENTOS, POIS A INGESTÃO AO MESMO TEMPO DE LOZAN® COM OUTROS MEDICAMENTOS PODE SER PREJUDICIAL.

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Interações medicamentosas de Lozan

Algumas pessoas sentem-se indispostas ao tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com cetoconazol. Portanto, você não deve tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Lozan®.

Deve haver quantidade suficiente de ácido no estômago para que cetoconazol seja absorvido de forma apropriada. Assim, você deve tomar medicamentos que neutralizam o ácido do estômago só duas horas após tomar Lozan®. Pela mesma razão, se você usa medicamentos que inibem a produção de ácido do estômago, você deve tomar Lozan® com refrigerante tipo cola.

Saliente ao seu médico quais medicamentos que você está tomando atualmente. Em particular alguns medicamentos você não deve tomar no mesmo período e para outros algumas adaptações são necessárias. Exemplos de medicamentos que você não deve tomar durante o tratamento com Lozan®: certos medicamentos para alergia, como terfenadina, astemizol e mizolastina; cisaprida e domperidona, medicamentos usados para certos problemas digestivos; certos medicamentos que diminuem o colesterol (ex.: sinvastatina e lovastatina); certas pílulas para dormir: midazolam e triazolam; pimozida, um medicamento para distúrbios psicóticos; certos medicamentos usados para tratar irregularidades do batimento cardíaco, como quinidina e dofetilida.

A combinação com alguns medicamentos pode exigir uma adaptação da dose ou do Lozan® ou dos outros medicamentos. Como exemplo temos: certos medicamentos para enxaqueca (ergotamina e diidroergotamina); medicamentos para tuberculose (ex.: rifampicina, rifabutina e isoniazida) e epilepsia (ex.: carbamazepina e fenitoína); alguns medicamentos que agem no coração e vasos sanguíneos (digoxina e certos bloqueadores do canal de cálcio); medicamentos que diminuem a coagulação sanguínea; metilprednisolona, um medicamento contra inflamação, administrada por via oral e por injeção; ciclosporina A, tacrolimo e rapamicina (sirolimo) que são administrados, em geral, após um transplante de órgão; certos inibidores da protease do HIV; certos medicamentos usados para o tratamento do câncer; certos medicamentos para ansiedade ou para dormir (tranquilizantes), como buspirona, alprazolam e brotizolam; sildenafil, um medicamento para disfunções da ereção; trimetrexato, um medicamento usado para tratar um certo tipo de pneumonia; ebastina, um medicamento para alergia; reboxetina, um medicamento usado no tratamento da depressão.

Uso de Lozan na gravidez e amamentação

Você não deve usar Lozan na gestação e na amamentação. Você não deve amamentar se estiver tomando Lozan®, pois pequenas quantidades de cetoconazol podem estar presentes no leite materno.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5. Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Lozan

Aspecto físico: Comprimido circular de cor branca.

Características Organolépticas: Os comprimidos de Lozan não apresentam características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outros comprimidos.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).

Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Cuidados de conservação e uso: DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30°C).

PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

6. Como devo usar este medicamento?

Posologia, dosagem e instruções de uso de Lozan

Modo de uso: Lozan® deve ser administrado por via oral durante uma das refeições diárias, para absorção máxima. A absorção é prejudicada quando a acidez gástrica está diminuída. Em pacientes recebendo, também, antiácidos (ex.: hidróxido de alumínio), estes devem ser administrados pelo menos duas horas após a tomada de Lozan®. Em pacientes com acloridria, tais como certos pacientes com AIDS e pacientes recebendo supressores da secreção ácida (ex.: antagonistas H , inibidores da bomba de próton), recomenda-se administrar Lozan® com refrigerante tipo cola.

Posologia: A dose e o tempo de tratamento com Lozan dependem do tipo de fungo e do local da infecção. Seu médico o informará exatamente o que você deve fazer. O período de tratamento pode variar de 5 dias a 12 meses.

Adultos e crianças que pesam mais que 30kg geralmente necessitam de 1 comprimido ao dia durante uma refeição. Algumas vezes, essa dose pode ser aumentada para 2 comprimidos, de uma só vez, diariamente.

Crianças com peso entre 15 e 30kg, geralmente, necessitam da metade de um comprimido por dia durante uma refeição. 

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. O que devo fazer quando esquecer de usar este medicamento?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

8. Quais os males que este medicamento pode me causar?

Reações adversas de Lozan

EM GERAL, CETOCONAZOL É BEM TOLERADO. EFEITOS DESAGRADÁVEIS OCORREM ALGUMAS VEZES, MAS, GERALMENTE, NÃO SÃO SÉRIOS: ENJOO, NÁUSEA, VÔMITO, DOR ABDOMINAL E DIARREIA. DOR DE CABEÇA, TONTURA, SENSIBILIDADE À LUZ FORTE, SENSAÇÃO DE FORMIGAMENTO NOS DEDOS DAS MÃOS E DOS PÉS, PERDA DE CABELO, IMPOTÊNCIA OU DESORDENS MENSTRUAIS TAMBÉM PODEM OCORRER.

O AUMENTO DE SENSIBILIDADE (ALERGIA) AO CETOCONAZOL É RARO, MAS VOCÊ PODE APRESENTAR VERMELHIDÃO DA PELE, COCEIRA, SENSAÇÃO DE FALTA DE AR OU INCHAÇO NO ROSTO. NESTE CASO PARE DE TOMAR O MEDICAMENTO E PROCURE SEU MÉDICO. A OCORRÊNCIA DE PROBLEMAS NO FÍGADO É RARA. OS SINTOMAS SÃO: FALTA DE APETITE, NÁUSEA, VÔMITO, DOR ABDOMINAL, URINA ESCURA, FEZES CLARAS, PELE AMARELADA, CANSAÇO ANORMAL E/OU FEBRE. NESTE CASO PARE DE TOMAR O MEDICAMENTO E PROCURE O SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE.

REAÇÕES ADVERSAS IDENTIFICADAS APÓS A COMERCIALIZAÇÃO DE CETOCONAZOL COMPRIMIDOS: REAÇÕES ANAFILACTOIDES E ANAFILÁTICAS, EDEMA ANGIONEURÓTICO, INSUFICIÊNCIA ADRENOCORTICAL E CIRROSE, NO ENTANTO, A FREQUÊNCIA DE RELATOS DESTAS REAÇÕES ADVERSAS É MUITO RARA.

9. O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento

Superdosagem de Lozan

Se você ingeriu acidentalmente uma quantidade maior de Lozan , entre em contato com o seu médico imediatamente. Ele decidirá quais são as medidas mais apropriadas no seu caso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se você ingeriu acidentalmente uma quantidade maior de Lozan , entre em contato com o seu médico imediatamente. Ele decidirá quais são as medidas mais apropriadas no seu caso.

Dizeres Legais

Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

CRF-GO nº 2.659

M.S. no 1.0370.0092

LABORATÓRIO

TEUTO BRASILEIRO S/A

CNPJ - 17.159.229/0001-76

VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA

CEP 75132-140 - Anápolis - GO

Indústria Brasileira

SAC teuto

0800621800

Serviço de Atendimento ao Consumidor

sac @teuto.com.br

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)