PUBLICIDADE

Prótese dentária parcial é alternativa para dentaduras

Elas podem ser fixas ou removíveis e devolvem a função dos dentes perdidos

A implantação de próteses no lugar de dentaduras ainda traz muitas dúvidas que acabam afastando pacientes dos consultórios. Mas essa realidade está mudando. Colocar próteses parciais fixas ou removíveis têm ficado cada dia mais prático e fácil por meio de técnicas odontológicas avançadas. O principal objetivo dessa técnica é devolver as pacientes a função natural dos dentes e estética.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Muitas pessoas pensam que por conta da idade não podem ser submetidas aos procedimentos de prótese, deixando de lado uma oportunidade de melhorar a saúde, qualidade de vida e bem-estar. Porém, esse processo pode ser feito por basicamente qualquer pessoa, só dependerá de uma avaliação do caso. Como as próteses parciais removíveis ou fixas são apoiadas em outros dentes, estes precisam estar em bom estado para que a prótese seja eficaz. No caso da perda de muitos dentes podem existir outras possibilidades tratamento a serem estudadas pelo cirurgião dentista e paciente.

Os pacientes têm uma certa dificuldade de diferenciar as próteses dentárias pois utilizam a nomenclatura popular - é importante o cirurgião dentista orientá-los ao máximo sobre seus tipos, vantagens e desvantagens. A utilização das próteses parciais acontece quando você perde um ou mais dentes e estas podem ser fixas ou removíveis. Pode ser indicada também como tratamento para pacientes que não podem fazer implantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

prótese dentária parcial - Foto: Getty Images
prótese dentária parcial - Foto: Getty Images

No caso das removíveis o paciente tem condição de retirar e colocar a peça. As principais vantagens são a relação custo-benefício, reduzido desgaste em dentes hígidos e fácil manutenção. Ela funciona com grampos, apoios, conectores e selas que tem desenhos e formatos específicos para cada caso. Já a prótese parcial fixa, como o próprio nome diz, é instalada na boca e não é mais removida. Este tipo de prótese pode ser unitária quando ocorre um processo de cárie muito destrutivo ao dente, ocasionando a inutilização da coroa.

O processo de colocação de uma prótese dentária atualmente não é doloroso. A anestesia é eficaz e os dentistas têm sempre o cuidado de lhe perguntar se sente alguma dor durante todos os procedimentos. Fique certo que a sua maioria dos dentistas está absolutamente concentrada em tornar o processo de colocação de uma prótese dentária o mais confortável possível, e isto passa pela total ausência de dor. As próteses são construídas através de um molde, por laboratórios de prótese dentária especializados e com recurso às mais modernas tecnologias. Os dentes que servirão de apoio serão preparados, o paciente é moldado e após uma prova, a peça é instalada pelo dentista. O paciente deve retornar após a instalação para verificar se é necessário ajustes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma adequada técnica de escovação, com escova de dentes e creme dental, e o uso do fio dental são fundamentais para a longevidade da prótese parcial.