PUBLICIDADE

Como prevenir e aliviar as dores nas costas na gravidez

Entenda também qual é o papel da fisioterapia no tratamento das dores nas costas na gravidez

Na gestação ocorrem diversas modificações no organismo da mulher, não apenas hormonais e emocionais, mas também físicas, destacando-se as mudanças posturais. A fase gera alguns desconfortos bem típicos da gravidez: o crescimento do bebê aumenta o peso da mulher, provocando uma incidência frequente de dores nas costas e também em outras regiões do corpo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É natural que a gestante sofra mudanças em seu corpo para acomodar e nutrir o bebê (alteração do centro de gravidade, rotação da pelve, aumento da curvatura lombar e maior elasticidade dos ligamentos), e se as estruturas corporais não estão bem preparadas para essas alterações, as dores são inevitáveis, principalmente, na região lombar. Essas reações dolorosas também podem ser provenientes de tensões musculares, em virtude de desvios posturais já existentes ou adquiridos durante o período gestacional.

Como evitar as dores nas costas na gestação

Mas a gestante não precisa conviver com esses incômodos, pois os efeitos das mudanças podem ser amenizados. Um programa de exercícios, de intensidade leve a moderada, durante a gravidez proporciona benefícios para a saúde da mulher e do bebê, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, bem como no fortalecimento e alongamento suave dos músculos. Com o aumento da resistência e flexibilidade muscular, a mulher se torna capaz de suportar melhor o aumento de peso e as alterações posturais decorrentes desse período.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Procure:

O auxílio da fisioterapia às gestantes com dores nas costas

Se mesmo com a prática regular de atividades físicas e os devidos cuidados adotados para se ter uma gestação saudável, a grávida ainda apresenta dores persistentes nas costas, a fisioterapia poderá colaborar no alívio do sintoma. Contudo, para iniciar as sessões é indispensável que a gestante receba a liberação de seu médico de confiança e acompanhamento gestacional, após uma avaliação adequada para não prejudicar a saúde da mãe e do bebê. A partir daí o fisioterapeuta poderá direcionar o atendimento à gestante de acordo com os dados obtidos na avaliação prévia do seu quadro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Questões como antecedentes familiares, histórico da gestação até aquele momento e as condições físicas e posturais da gestante são analisadas de modo a viabilizar exercícios corretos e de acordo com as próprias necessidades da gestante.

Exercícios respiratórios para o relaxamento, exercícios de correção postural, de flexibilidade, de alongamento, bem como os exercícios destinados ao metabolismo e à preparação para o parto fazem parte do tratamento fisioterapeutico para as gestantes que sofrem com dores nas costas.

Outras técnicas da fisioterapia também podem ser utilizadas para aliviar a dor como manipulações e massagens, tudo aplicado respeitando as condições da gestante. O trabalho realizado estimula o ganho de força muscular de membros inferiores, superiores, lombar, abdômen e também do assoalho pélvico.

Confira os benefícios variados da fisioterapia para gestantes