PUBLICIDADE

Sinusite pode ser causada por problemas dentários?

Região está interligada e fatores como a falta de higiene bucal podem agravar o quadro

Para explicar esta questão é preciso entender um pouco sobre a anatomia da região. Existe um contato muito próximo entre os dentes e os seios da face. Os dentes superiores apoiam-se em um osso chamado osso maxilar. Logo acima das raízes dos dentes, fica uma porção do osso maxilar chamada de seio maxilar. O seio maxilar é uma cavidade aerada dentro do próprio osso maxilar, revestida por uma camada de células dita mucosa, que é a mesma cobertura que existe no interior do nariz.

O seio maxilar é como uma extensão da cavidade nasal, produz muco que serve para limpeza da cavidade. Este muco carrega bactérias e partículas nocivas, e deve ser eliminado por meio de uma comunicação para dentro do nariz. Se houver uma comunicação entre as raízes dos dentes e o seio maxilar, o conteúdo da cavidade oral, rico em bactérias e restos de alimentos, pode entrar no seio maxilar, o que leva a uma inflamação da mucosa do seio, que caracteriza uma sinusite de origem dentária (ou odontogênica). A presença de raízes dos dentes no interior do seio maxilar já pode criar um trajeto para contaminação do seio. Esse processo se agrava quando há infecção nos tecidos próximos, por exemplo gengivite e periodontite, ou mesmo nas raízes dos dentes (periodontite apical).

A inflamação crônica pode levar à retração dos tecidos, como gengiva, próximos à raiz dos dentes, formando uma comunicação entre a boca e cavidade nasal chamada de fístula. A fístula passa a ser um trajeto maior por onde passa conteúdo oral para dentro da cavidade nasal, perpetuando a sinusite. Os dentes que mais causam sinusite odontogênica são os posteriores, ditos molares.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A dentição por si só não é responsável por sinusites. Mesmo que a raiz dentária esteja em contato com o seio maxilar, se os dentes estiverem em bom estado e as raízes saudáveis, nada acontece. A sinusite odontogência ocorre quando os dentes se encontram em mau estado de higiene. Em geral também estão presentes a gengivite, inflamação da gengiva ao redor do dente, e periodontite, inflamação de outras estruturas próximas ao dente, como pequenos ligamentos. Esta inflamação leva à maior presença de bactérias próximas à raiz dentária, que se propagam para dentro dos seios maxilares.

Procedimentos dentários como a extração de um dente, ou que manipulem a raiz do dente ou tecidos próximos podem também desencadear um quadro de sinusite.

Tratamentos

Para todos os casos, a higiene dental é fundamental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os procedimentos serão direcionados aos problemas dentários, como limpeza, remoção de cáries e tratamento de canal dentário. Pode ser necessário até mesmo remoção de um dente muito comprometido. A extração dentária pode levar a uma fístula oro-nasal, e se ela persistir precisará ser fechada.

Quando a sinusite se torna crônica, ou seja, dura mais de três meses, pode ser necessária uma cirurgia por via nasal, para remoção de secreções acumuladas. Bloqueios e espessamentos da mucosa nasal, vistos por tomografia, são indicativos de provável necessidade de cirurgia para restabelecer a função do seio maxilar.

Prevenção

A melhor prevenção sem dúvida é a higiene bucal. A avaliação com um profissional otorrinolaringologista pode esclarecer possíveis causas e apontar para a hipótese de origem dentária. O próximo passo será um exame odontológico, avaliando possíveis focos de infecção e a qualidade dos dentes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)