PUBLICIDADE

Tratamento de canal: o que é e por que ocorre a calcificação?

Dificuldade é comum e pede avaliação caso a caso do especialista para definir curso do tratamento

Para muitas pessoas o "tratamento de canal" está associado a um tratamento doloroso e difícil. A evolução da inflamação e infecção que podem acometer um dente podem sim provocar dor, porém, o processo geralmente acontece pela demora em procurar atendimento. Ou seja, doloroso é ficar sem tratamento.

A Endodontia (tratamento de canal) é um procedimento minucioso, delicado e que exige muito do profissional.

Para não sentir dor, a melhor opção é procurar um dentista para fazer exames periódicos. Se durante a avaliação houver uma indicação de Endodontia (tratamento de canal) o procedimento será realizado.

Quanto a ser um tratamento difícil, sim, a Endodontia é um procedimento minucioso, delicado e que exige muito do profissional. Mas dificuldades são desafios que o especialista aceita como rotina do seu trabalho. Uma das dificuldades que pode ocorrer, por exemplo, é a calcificação do canal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Calcificação do canal

O canal é o espaço que existe no interior do dente. Esse espaço é ocupado pelo tecido pulpar (polpa) e é formado por vasos sanguíneos e células formadoras de dentina.

Quando dente é jovem, o canal é largo. Com o decorrer do tempo ele vai diminuindo pela formação continua de dentina. Essa formação sofre influência do meio externo, com traumas, caries, restaurações, mastigação etc.

Com isso, pode acontecer desse espaço ficar muito estreito ("atresiado") e até desaparecer por completo, ou seja, ficar completamente calcificado. Quando isso acontece, o tratamento de canal fica mais difícil para se conseguir objetivo final da endodontia que é descontaminar e preencher esse espaço com um material apropriado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Hoje existem técnicas e equipamentos que podem ajudar o profissional conseguir o melhor resultado nessas situações. Contudo, em alguns momentos o real não alcança o ideal, mas isso não significa que o dente não possa ser tratado.

Cabe ao profissional esclarecer cada situação particular, propor a solução mais adequada e manter um acompanhamento para se certificar que o tratamento teve sucesso.

Graças ao conhecimento e experiência do endodontista, e a vários equipamentos e técnicas que estão disponíveis, é possível contornar muitas dificuldades e chegar a um final feliz.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)