PUBLICIDADE

Cuidados com a limpeza do ouvido

O hábito de usar objetos para limpar ou coçar o ouvido pode empurrar a cera para dentro do canal e bloquear a audição

Vamos primeiro falar da função da cera ou cerume. Quando pensamos em limpeza, em geral associamos o cerume à "sujeira". O cerume é uma mistura de secreções produzidas por glândulas da pele do canal auditivo, que juntas têm uma coloração marrom claro a marrom mais escuro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O cerume é muito importante para o bom funcionamento do ouvido. Primeiro porque seu aspecto oleoso retém objetos e impurezas, funcionando como uma barreira de proteção na entrada do ouvido. O fato de ser oleoso também dificulta a entrada de água, que poderia trazer consigo microorganismos e sujidades.

Outro mecanismo de proteção é o fato de seu pH ser mais ácido e tóxico a bactérias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por último, a cera lubrifica a pele do canal auditivo e evita seu ressecamento. Quando o canal auditivo produz uma certa quantidade de cera, o excesso é eliminado para fora do canal. Quando entendemos este mecanismo, fica mais fácil pensarmos nos cuidados que devemos ter.

Cuidados com a limpeza do ouvido em casa

A limpeza mais adequada deve ser apenas na parte externa do ouvido. Uma forma bastante simples é usar uma toalha ou um pedaço de papel higiênico apenas onde o dedo alcançar. O cotonete ou qualquer outro objeto inserido no canal do ouvido não são recomendados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Prevenção de acúmulo de cera

A medida principal é evitar uso de cotonetes, fones ou outros objetos que entrem dentro do canal auditivo. A limpeza apenas da parte externa com uma toalha é suficiente para remover a cera que já foi eliminada pelo organismo.

Para aquelas pessoas que tem uma alteração do canal auditivo, ou produção excessiva de cera, é recomendada a visita a um otorrinolaringologista para limpeza com certa regularidade, por exemplo a cada seis meses.

Quais sintomas indicam a necessidade de fazer uma limpeza com profissional?

Como a cera age como proteção para o ouvido, não recomendamos que seja retirada de forma rotineira. A cera deve ser apenas removida quando estiver bloqueando o canal auditivo, que se manifesta com dificuldade de audição, sensação de entupimento e, em pessoas mais susceptíveis, até tontura.

Quando a pessoa apresentar algum destes sintomas, é recomendado que procure um otorrinolaringologista. Tentativas de lavagem de ouvido em casa podem levar a infecções e até perfuração do tímpano.

Existem pessoas em maior risco para acúmulo de detritos no ouvido?

Este mecanismo de eliminação natural do excesso de cera pode estar diminuído nas pessoas que apresentem canal auditivo mais estreito. Esse estreitamento pode ser desde o nascimento, por uma característica da própria pessoa, ou adquirido durante a vida, devido a cirurgias ou traumas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Existem também pessoas que produzem cera em maior quantidade, sem uma causa que possa ser identificada.

O hábito de usar objetos para limpar ou coçar o ouvido, como cotonetes e grampos, pode empurrar a cera para dentro do canal e bloquear a audição. Além disso, esse costume pode retirar demais cera a ponto de deixar o ouvido seco e suscetível a infecções e entrada de sujidades. O mesmo ocorre com fones de ouvido e tampões se usados com frequência.

Uma dica é evitar os fones de ouvido ditos intra-auriculares, que tem uma borracha para vedar o som externo, que é inserida dentro do canal do ouvido e pode trazer os mesmos danos que o cotonete.

Relação entre a limpeza do nariz e ouvidos

Temos uma comunicação entre os ouvidos e o nariz na parte mais profunda das cavidades nasais, que é chamada de tuba auditiva. A tuba auditiva é responsável pela entrada de ar para dentro dos ouvidos, fazendo com que a pressão do ar que permanece dentro do ouvido seja a mesma pressão do ambiente externo. Esse mecanismo é importante especialmente em situações de mudança brusca da pressão atmosférica como durante uma viagem de avião.

A limpeza regular do nariz com soro fisiológico evita que secreções se acumulem e possam migrar até o ouvido por meio da tuba auditiva. Essa limpeza é recomendada para todos e em especial para pessoas que apresentam rinite e sinusites.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)