PUBLICIDADE

Hemorroidas: 8 maneiras de diminuir o desconforto no dia a dia

Saiba como minimizar a dor, a coceira e os sangramentos causados pelo inchaço das veias do reto inferior ou do ânus

Mulher cobrindo o bumbum com as mãos - Foto: Getty Images
Mulher cobrindo o bumbum com as mãos - Foto: Getty Images

Originada pelo inchaço e inflamação das veias do reto inferior ou do ânus, a hemorroida é uma doença que precisa de atenção. Essas veias inchadas, inflamadas e doloridas podem surgir dentro do ânus e na parte inicial do reto, como também na abertura anal, projetando-se para fora do ânus - e se tornando palpáveis. Ao contrário do que muita gente pensa, hemorroidas não é uma doença exclusiva das mulheres. Ela atinge os homens também.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A dilatação das veias pode causar sintomas como dor durante ou após a evacuação, sangramentos, coceira anal, formação de nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus e inchaço ao redor da região.

Apesar de ser uma doença benigna, cujo tratamento tem o objetivo de melhorar os sintomas, em alguns casos a hemorroida provoca sangramento volumoso, que pode inclusive levar a um quadro de anemia, gerando a necessidade de internação hospitalar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Recomenda-se sempre procurar um médico quando houver sangramento durante ou após a evacuação, dor aguda ou outros sintomas que podem indicar a presença de hemorroidas. Assim, é possível fazer o diagnóstico adequado e tratar a doença da forma indicada para cada caso.

Mas algumas medidas, como mudar a alimentação para facilitar o trânsito intestinal, usar pomadas específicas para hemorroidas e escolher a roupa mais adequada, podem ajudar a aliviar os sintomas e o desconforto causado pelas hemorroidas. Além disso, esses cuidados também contribuem para evitar a evolução da doença, que pode trazer a necessidade de uma cirurgia, por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira o que você pode fazer para diminuir os incômodos e a evolução da hemorroida:

Cuidar bem da higiene anal

Ter atenção com a higiene anal ajuda a prevenir o aparecimento de infecções na região, que é naturalmente sujeita à contaminação. Como as fissuras e os eczemas causados pelas hemorroidas fazem com que os micro-organismos caiam mais facilmente na corrente sanguínea, é importante manter a região sempre bem limpa.

É importante ressaltar que o uso do papel higiênico, não é indicado nos casos de hemorroidas com componente externo. A higiene anal deve ser realizada sempre com água e sabonete.

Usar pomadas indicadas para hemorroidas

O uso de pomadas específicas para hemorroidas diminui consideravelmente o desconforto. Esse tipo de medicamento tem componentes que atuam combatendo a dor com efeito anestésico e secativo.

É o caso da pomada Proctan, que ajuda a reduzir a inflamação e, por conter lidocaína, alivia a ardência, a coceira e a dor causada pelas hemorroidas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Proctan pode ser aplicada na área afetada, de duas a três vezes ao dia. Quando os sintomas diminuírem, a frequência pode ser alterada para uma aplicação ao dia por dois a três dias ou segundo o critério do médico consultado.

Pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da fórmula não devem usar esses produtos. O uso também não é indicado no caso de crianças, gestantes e mulheres no período de amamentação.

Caminhar ao longo do expediente

Quando se trabalha sentado por muito tempo, o peso do corpo permanece horas concentrado sobre o quadril, o que dificulta a circulação de sangue na região do ânus, aumentando o risco de dilatação das veias locais. Por isso, é indicado que as pessoas reservem alguns minutinhos do dia para caminhar ao longo do expediente, melhorando assim a circulação e ajudando a prevenir o aparecimento ou agravamento das hemorroidas.

Não segurar a vontade de evacuar

Quando seguramos por muito tempo a vontade de irmos ao banheiro, o intestino termina absorvendo muita água das fezes armazenadas fazendo com que elas endureçam, o que dificulta sua eliminação.

Com isso, o esforço para eliminar as fezes termina sendo maior, o que contribui para a dilatação das veias, aumentando o risco de surgimento de hemorroidas e de traumas e ferimentos anais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cuidar da alimentação

Para a prevenção e tratamento de hemorroidas é indicada uma alimentação rica em fibras, com ingestão de cerca de 25 a 30 gramas por dia. Verduras, legumes, frutas, grãos, cereais e gérmen de trigo são alimentos indicados. Além disso, é preciso beber cerca de dois litros de água por dia.

O aumento da ingestão de fibras e de água favorece o amolecimento das fezes, o que diminui o tempo de trânsito intestinal e a necessidade de esforço para a evacuação, contribuindo para minimizar os sintomas da hemorroida. Também é ideal suspender o consumo de álcool e pimenta, que irritam a mucosa intestinal, piorando o quadro da doença.

Escolher bem suas roupas íntimas

Para minimizar o desconforto causado pelas hemorroidas é importante usar roupas íntimas confortáveis e folgadas, que não causem atrito com a região afetada e permitem uma boa circulação. Roupas íntimas de tecido sintético retêm a umidade na região anal, contribuindo para o agravamento das hemorroidas. Por isso, é importante usar roupas íntimas de algodão, que ajudam a manter a área seca e arejada.

Parar de fumar

O tabagismo aumenta o risco de dilatação das veias, já que fumar causa a contração dos vasos sanguíneos. Quando associado ao esforço excessivo para evacuar, o tabagismo aumenta consideravelmente incidência de hemorroidas.

Fazer banhos de assento

Banhos de assento feitos com água morna durante 10 a 15 minutos ajudam na higienização do local, além de aliviarem o desconforto causado pelas hemorroidas. Invista neles para se sentir melhor ao longo do dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)