PUBLICIDADE

Inchaço, gases e cólica: descubra se você tem intolerância à lactose e como tratar

Suplementação enzimática é a solução mais indicada para aliviar sintomas e permitir consumo de leite e derivados

Logo pela manhã, você toma um copo de leite e, ao longo do dia, sofre com gases insistentes. Optar pela fatia de queijo não muda em nada o problema. Um pão com requeijão, então, pode até provocar náuseas. Essas situações são corriqueiras na vida de muitas pessoas, mas é importante entender que os desconfortos não são normais e podem indicar um problema de saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma das hipóteses para explicar os incômodos é a intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase. Trata-se de um problema digestivo que acontece porque o corpo não consegue digerir a lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em seus derivados, como por exemplo, queijos, bolos, massas e sorvetes. Essa deficiência ocorre porque o intestino delgado deixa de produzir a enzima lactase, responsável pela quebra do açúcar e digestão dos alimentos lácteos.

Engana-se quem pensa que a condição é um problema restrito. No Brasil, estima-se que três em cada dez pessoas sintam algum tipo de desconforto depois de consumir produtos à base de leite, mas somente 1% dos brasileiros tem o diagnóstico de intolerância à lactose. A grande diferença entre esses dados demonstram o desconhecimento da população sobre o problema.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Conheça os sintomas

A intolerância à lactose tem sintomas comuns, que incluem:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em casos mais graves, também podem ocorrer náuseas, vômitos e inflamação do estômago. Os incômodos acontecem porque, com a falha na digestão, o açúcar chega inteiro ao intestino grosso, onde as bactérias intestinais realizam a fermentação do alimento. Os gases liberados nesse processo causam os desconfortos digestivos.

Geralmente, as dores e complicações aparecem de trinta minutos a duas horas após a ingestão dos alimentos com lactose, mas esse intervalo pode variar conforme a quantidade consumida e o organismo de cada pessoa.

Ao perceber uma relação dos alimentos lácteos com os desconfortos gastrointestinais é necessário procurar um médico para confirmar o diagnóstico.

Suplementação enzimática

Ainda não existe um tratamento específico que vise a cura da intolerância à lactose. Como não é recomendado deixar de consumir alimentos lácteos por completo, já que o corpo precisa de substâncias como cálcio, vitamina D, vitamina B12 e proteínas encontradas em produtos à base de leite, a suplementação enzimática é a solução mais indicada para aliviar os sintomas e permitir o consumo de alimentos com lactose.

Perlatte é um comprimido de suplementação enzimática pronto para consumo imediato. Essa suplementação pode ser feita minutos antes de refeições com lactose.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Eficiência comprovada

A suplementação enzimática é eficiente porque evita todos os desconfortos típicos da intolerância à lactose. A ingestão de Perlatte pouco antes da refeição faz com que a lactase presente no comprimido quebre o açúcar composto dos produtos lácteos, que será digerido sem fermentação. Ou seja, quando você consome o comprimido pode comer alimentos que contenham leite normalmente.

A eficácia de Perlatte é comprovada cientificamente, por isso é recomendado pelos médicos. Além disso, é muito prático e acessível em qualquer situação, já que não precisa ser dissolvido.

Acreditamos que ser intolerante à lactose não é um problema. Mas não saber é.

Fontes e referências:

"Conheça as diferenças entre má absorção, intolerância e alergia à lactose": conteúdo disponível em http://www.eurofarma.com.br/artigo/diferenca-ma-absorcao-intolerancia-alergia-lactose/. Último acesso em 21/12/2017.

"Intolerância à lactose: sintomas, tratamentos e causas": conteúdo disponível em http://www.minhavida.com.br/saude/temas/intolerancia-a-lactose. Último acesso em 21/12/2017.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Intolerância à lactose pode surgir em diferentes momentos da vida": conteúdo disponível em http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12481-intolerancia-a-lactose-pode-surgir-em-diferentes-momentos-da-vida. Último acesso em 21/12/2017.

"Perlatte": conteúdo disponível em http://www.perlatte.com.br/. Último acesso em 21/12/2017.