PUBLICIDADE

Por que os dedos enrugam na água? Especialista explica

Fenômeno é comum e ocorre devido a absorção excessiva de água na pele

Passar um longo e relaxante tempo dentro na piscina, no mar ou até mesmo no chuveiro é uma das melhores sensações para muitas pessoas. No entanto, sempre que entramos em contato prolongado com água é possível notar que nossos dedos ficam enrugados. Mas por que será que isso acontece?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o dermatologista Fabiano Siviero Pacheco, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS), esse fenômeno é natural e acontece devido a absorção excessiva de água na epiderme, a camada mais externa de nossa pele.

O enrugamento da pele costuma ocorrer mais nas extremidades das mãos e pés: "A pele da palma das mãos e planta dos pés é mais grossa que em outras áreas da pele, pois possui maior quantidade de queratina, sendo assim mais passível da ocorrência de enrugamento", afirma o especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A temperatura da água também pode influenciar na intensificação do enrugamento da pele, portanto quando a água estiver morna ou quente, provavelmente, a região irá enrugar mais rápido e poderá até ficar dessa forma por um período maior.

Preciso me preocupar com esse enrugamento?

Não, não é preciso se preocupar, pois a ocorrência é comum e a pele irá retornar a sua normalidade alguns minutos após a secagem, por evaporação da água de sua superfície.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo Pacheco, algumas pessoas tendem a acreditar que a pele pode ficar enrugada pela falta de hidratação, porém isso é mito. Esse fenômeno ocorre somente com a absorção da água.

"Habitualmente o enrugamento ocorre por contato demasiado com líquidos que são absorvidos pela pele, que funciona como uma esponja. Não necessariamente a água causa isoladamente o fenômeno. O suor, por exemplo, também pode causar a alteração", revelou.

Consequência da evolução

Além disso, diversas pesquisas sugerem que o enrugamento da pele pode ser uma explicação evolutiva, já que ele permite uma maior aderência destas áreas ao manuseio de materiais úmidos ou em ambiente aquático.

Em 2013, pesquisadores da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, decidiram investigar a razão de os dedos ficarem enrugados na água por meio de um experimento.

Para análise, eles pediram para que os voluntários pegassem bolas de gude imersas em um balde d'água com uma mão e passá-las por uma pequena abertura para a outra mão, para colocá-las em outro local.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os resultados mostram que os participantes que estavam com os dedos enrugados pela umidade completaram a tarefa mais rápido do que aqueles com os dedos lisos.

A pesquisa sugere que esse acontecimento têm a função específica de tornar mais fácil o manuseio de objetos embaixo d'água ou de superfícies molhadas em geral, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos quando procuravam por alimentos na natureza.