PUBLICIDADE

O que acontece com o corpo quando você para de fumar

Apenas 20 minutos depois de largar o cigarro já é possível notar mudanças no corpo

Todos sabem que o vício de fumar faz mal, causa diversas doenças e ainda tem aquele cheiro desagradável. Esses motivos levam diariamente milhares de pessoas a parar de fumar. Tudo é difícil no começo, porém com informação e força de vontade muitos conseguem. Portanto, parabéns se você está tentando parar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Muitos fumantes resolvem parar de fumar para economizar dinheiro, se somarmos o valor de maços de cigarros por mês por anos a fio, o custo é bastante alto. Fumar um maço por dia durante um ano custa hoje perto de dois mil reais. Imagine-se investindo esse valor em uma viagem ou guardando para comprar algo que goste ou precise.

Planejar uma redução do cigarro ou simplesmente parar?

A escolha depende do tipo de pessoa que você é. Alguns gostam de planejar enquanto outros simplesmente decidem nunca mais colocar um cigarro na boca. O importante é tentar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Contudo, muitas pessoas falham ao tentar. Isso não é o fim do mundo, pois você pode tentar parar quantas vezes quiser. E cada tentativa te ajuda a identificar o que dá certo ou errado, que caminho seguir. Se preferir, conte aos familiares, amigos ou ao seu pneumologista que está parando. O apoio das pessoas é um aliado importante. Se preferir ir sozinho, bom também. Afinal, essa decisão é exclusivamente sua. Frequentemente ouvimos dicas de alguém que parou de um jeito ou de outro, isso não quer dizer que vai funcionar para você. Cada pessoa tem uma sensibilidade à nicotina e fuma por motivos diferentes.

É importante que você entenda o ciclo do tabagismo, ninguém fuma a toa. Nosso cérebro busca o cigarro porque algo de bom provém dali, seja um relaxamento, descontração, alívio, prazer, uma recompensa. Esse mecanismo de recompensa é gerenciado pela dopamina, um neurotransmissor envolvido nas reações químicas de prazer e gratificação, através dos neurônios em nosso cérebro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para que a cessação do tabagismo seja sólida, você deve entender e substituir essa recompensa por outra coisa, outra atividade. Por exemplo, você pode cantar, dançar, beber ou comer algo saudável, reajustando a dopamina. Por não saber disso, muitas pessoas trocam um vício pelo outro, evite seguir esse caminho.

Logo ao parar de fumar aumentam os benefícios e diminuem os malefícios. Esses efeitos são percebidos ainda por 15 anos, confira:

20 minutos

Após 20 minutos, o pulso e a pressão arterial voltam ao normal. A temperatura do corpo, aquecida pelo cigarro, vai se normalizando.

8 horas

Após passar um terço do dia sem fumar, a nicotina e o monóxido de carbono já estão pela metade. O monóxido de carbono, presente na fumaça de cigarro, é prejudicial para o transporte de oxigênio nas células. Sua queda libera mais energia nos músculos, órgãos e no cérebro.

O cérebro percebe a queda da nicotina, e pede por uma nova dose. É a fissura, momento em que surge forte vontade de fumar. Resista! A fissura dura 5 a 10 minutos, beba água, vá caminhar ou masque um chiclete.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

12 horas

O nível de monóxido de carbono voltou ao normal. Resultado disso é a estabilização dos batimentos cardíacos bombeando oxigênio adequadamente. A pressão arterial também se estabiliza.

24 horas

Após um dia sem fumar suas chances de ter um ataque cardíaco já diminuem. Quem fuma tem duas a três vezes mais chance de ter um infarto, ficar sem fumar é essencial. Aquele odor no cabelo desvanece.

48 horas

Paladar e olfato ficam mais apurados, já que os neurônios inibidos pela temperatura da fumaça estão mais sensíveis. Comer algo pode ser uma boa recompensa por dois dias sem fumar.

A nicotina deixa o corpo. Acostumado a uma dose diária da substância, aparecem sinais de abstinência da nicotina: irritabilidade, tontura, ansiedade, dor de cabeça. Esses sinais e sintomas de abstinência são esperados. Para evitar uma recaída, frequente locais onde é proibido fumar, como cinemas, shoppings, teatros.

3 dias

A temperatura do cigarro e as substâncias tóxica reduziam a atividade dos brônquios. Agora eles voltam a funcionar, produzindo o muco responsável pela hidratação e proteção das vias aéreas. Durante duas semanas aumenta a tosse e expectoração de muco, fato normal e esperado. Se tiver dúvidas, converse com seu pneumologista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 semanas a 3 meses

A parte mais difícil passou! Os brônquios e pulmões estão mais abertos. O fluxo sanguíneo, pressão arterial e frequência cardíaca estão melhores. Tudo isso permite que você faça um exercício sem perder o fôlego.

Pense no dinheiro que você está economizando e no bem que está fazendo à sua saúde. Puxe bem o ar e respire fundo com seu novo fôlego.

3 a 9 meses

Seus pulmões estão funcionando. Aquela tosse com pigarro já se foi. Se precisar tossir, é para limpar mesmo as secreções, não pela irritação diária da fumaça nos brônquios. Boa notícia: uma tosse eficaz mantém você longe de infecções como pneumonia.

1 ano

O risco de um problema cardíaco está bem menor, é metade do que era há um ano. E continuará caindo se você se mantiver firme.

5 anos

Os riscos de câncer de útero são os mesmos de quem não quem não fuma. Câncer de boca, faringe, esôfago e bexiga apresentam menos chance de aparecerem do que quando você fumava.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

10 anos

Em comparação com alguém que ainda fuma, você agora tem metade da probabilidade de morrer de câncer de pulmão. E as chances de você ter câncer de laringe e pâncreas caem. Além disso, você economizou muito dinheiro!

15 anos

Finalmente, após 15 anos sem fumar, suas chances de ter doenças do coração são as mesmas se você nunca tivesse fumado. O organismo se recuperou e realizou uma limpeza das 4700 substâncias tóxicas.

Uma jornada de quinze anos sem fumar pode parecer longe, mas esse dia vai chegar e o cigarro será somente uma lembrança na sua vida.