PUBLICIDADE

6 atitudes para deixar o seu dia a dia (bem) mais leve e gostoso

Praticar o autocuidado, comer sem culpa e escolher uma atividade física que traga prazer estão entre as dicas para ter mais prazer na vida

Você sabia que 29% dos brasileiros se consideram uma pessoa que leva a vida com uma postura mais leve? Essa é a conclusão de Danubio, que realizou uma pesquisa em parceria com o Ibope Conecta e a Quantas e descobriu que pessoas que levam a vida de forma mais leve, de uma forma geral, sentem mais prazer. O estudo mostrou ainda que 49% dos entrevistados se aproximam de um perfil com personalidade equilibrada e 22% com personalidade controladora.

Segundo a pesquisa, entre muitas habilidades positivas, as pessoas com personalidade leve conseguem manter o bom humor em situações adversas, não se rendem ao estresse do trânsito e também preferem refeições equilibradas, que combinam sabor e leveza em um único prato. Essa forma de lidar com o dia a dia se reflete em muitos outros setores da vida, como trabalho, vida social e pessoal e qualidade do sono, por exemplo.

Além disso, os adeptos de um estilo de vida mais leve têm plena consciência de que não podem controlar tudo o que os cerca, evitando assim desgastes desnecessários. Eles focam suas energias em atividades que lhes proporcionam prazer, como sair com amigos, viajar de férias, dar risadas, se aconchegar em uma cama confortável, reservar um tempo para si e comer coisas gostosas sem culpa, fazendo escolhas mais saudáveis, por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A forma como pessoas leves e pessoas controladoras aproveitam cada momento e interação do cotidiano também é um ponto de destaque da pesquisa de Danubio. Apesar dos dois grupos aproveitarem algumas atividades em comum, relacionadas à vida social, entretenimento e alimentação, a intensidade do prazer experimentado em cada uma destas situações difere entre os leves e os controladores.

No grupo dos leves, 73% dos entrevistados revelaram sentir prazer ao abraçar amigos e familiares; no grupo de pessoas controladoras, essa porcentagem cai para 62% . O mesmo vale para o planejamento das férias: enquanto 72% dos leves apreciam essa ideia, entre os mais controladores a média cai para 63%.

Os dados mostram, portanto, que o nível de satisfação é maior entre aqueles que levam a vida com mais leveza. Que tal começar a viver dessa forma? Veja abaixo algumas atitudes que podem te deixar mais leve e feliz:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 - Pratique o autocuidado

Fazer algo bom pelos outros é extremamente recompensador, não é mesmo? Mas isso não significa que você deva se colocar sempre em último lugar. Praticar o autocuidado também faz bem para o coração e pode garantir mais leveza ao dia a dia. Parece complicado, falando assim, mas, na verdade, é muito mais simples do que a gente imagina. Para começar, basta reservar um momento do dia para você mesmo e elencar atividades que te deixam feliz.

São coisas simples, como cozinhar o seu prato favorito, ler algumas páginas de um livro interessante, tomar um banho caprichado com uma playlist animada, ver um filme divertido no cinema ou simplesmente dar uma volta por conta própria, só para se distrair. Lembre-se que passar um tempo consigo mesmo é algo precioso, hábito que merece ser praticado todos os dias. Assim, você aprende a cultivar o amor-próprio, que é realmente capaz de deixar a vida mais leve.

2 - Prefira uma alimentação mais leve

Para muitas pessoas, a alimentação é uma verdadeira fonte de prazer, capaz de gerar plenitude e felicidade. A boa notícia é que dá para se alimentar de forma leve e saudável e, ainda assim, se sentir gratificado. Não tem a ver com restrições alimentares, muito pelo contrário. Trata-se de escolher com mais consciência o que vai no prato, dando preferência a opções mais nutritivas, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes de qualidade comprovada, ou ainda reduzir quantidades para não ter que abrir mão de nada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma forma de se alimentar com mais leveza é fazer substituições saudáveis. Se você ama queijos, por exemplo, pode experimentar tipos diferentes que, mesmo mais leves, são muito saborosos. É o caso de Danubio, que tem uma linha com requeijão, cremes de queijo, cream cheese e queijos especiais para quem deseja acrescentar um pouco mais de leveza às receitas. Conheça a linha completa aqui.

3 - Coma sem sentir culpa

Tem dias em que tudo o que precisamos é nos deliciar com uma sobremesa caprichada, não é mesmo? Essa vontade não precisa estar associada a sentimentos de culpa ou arrependimento, muito pelo contrário. Com moderação, é possível comer uma sobremesa incrível e ainda se sentir leve, com um prazer que só a alimentação equilibrada é capaz de proporcionar.

Não sabe o que pedir? Então, aproveite para conhecer a linha de sobremesas de Danubio, que combina o tradicional sabor do queijo com um toque especial de frutas e doces. São quatro sabores para você curtir: torta de limão, morango, damasco e Romeu e Julieta (goiabada) que levam pedaços de frutas, calda e queijo aerado sem sal. Permita-se ser mais leve sem abrir mão de ser feliz!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - Escolha uma atividade física que te dê prazer

Muita gente se sente desmotivada só de pensar em ir à academia. O problema não está em se exercitar e, sim, no tipo de exercício realizado. Enquanto algumas pessoas adoram correr e fazer musculação na academia, outras precisam de uma atividade um pouco mais animada. O importante, na verdade, é realizar alguma modalidade que movimente o corpo, ainda que não tenha nada a ver com academia.

Para saber se aquilo funciona ou não para você, é preciso experimentar. Dê uma chance a atividades diferentes, como aulas de dança, pilates, natação, esportes coletivos e outros. Dessa forma, você consegue entender o que mais te agrada em cada exercício físico, a fim de encontrar aquela que mais combina com o seu estilo de vida e personalidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é praticar pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica, com intensidade moderada, durante a semana. Isso totaliza algo em torno de 30 minutos por dia, de segunda à sexta-feira. Que tal começar caminhando em algum parque ou no seu bairro? Além de cuidar de fazer bem à mente, esse cuidado reduz uma série de riscos à saúde, como diabetes, hipertensão e até mesmo depressão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5 - Cultive a paciência

Quem vive em grandes cidades sabe como a rotina pode se tornar desgastante, fazendo com que o tempo passe no modo automático. Discussões no trabalho, refeições apressadas, trânsito sem hora para acabar. Parece desesperador, mas é possível olhar para situações desse tipo com uma mentalidade diferente - e infinitamente mais leve.

Nessas horas, nada como cultivar a paciência e lembrar que nem tudo está sob nosso controle nessa vida. Imprevistos acontecem mesmo, portanto, não há por que se desgastar com aquilo que está fora de alcance. Só essa mudança de pensamento já é capaz de trazer um pouco de paz para o dia a dia, evitando o estresse desnecessário.

No trânsito, por exemplo, a dica é buscar alguma forma de distração para não cair em pensamentos negativos e pessimistas. Nessas horas, uma boa playlist com suas músicas favoritas pode ajudar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

6 - Faça coisas longe do celular

É fato: vivemos em uma realidade de hiperconexão, onde tudo é resolvido na palma das mãos, por meios dos celulares e aparelhos de smartphone. Uma forma de se sentir mais leve é ?quebrar? essa lógica, mesmo que só em alguns instantes do dia, fazendo uma espécie de detox tecnológico. Acredite, isso é possível!

Determine dias e horários em que usar o celular é ?proibido?, como na hora das refeições ou antes de dormir, por exemplo. Em vez disso, aproveite para atividades analógicas, como ler um livro, preparar um chá saboroso ou simplesmente ficar em silêncio por alguns instantes, sem nenhum tipo de estímulo da internet ou das redes sociais.

Menos negatividade

Apesar de pessoas com personalidade leve conseguirem encarar a vida de maneira positiva, os problemas aparecem nas mais variadas situações, com imprevistos capazes de deixar qualquer um mais bravo ou aquele mau humor que insiste em aparecer no meio do dia. A diferença está na maneira de lidar com a negatividade. Se o imprevisto apareceu, a dica é se permitir sentir um pouco de frustração no começo, mas sem se prender a esse sentimento por muito tempo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A melhor forma de vencer obstáculos como esses é lembrar que a vida é uma grande sucessão de imprevistos, sobre os quais não temos controle. Esse desapego é capaz de tirar um peso muito grande das costas. Acredite e experimente, porque ser leve é mais gostoso!