PUBLICIDADE

5 tipos de dores de cabeça que você não deve ignorar

Veja como identificar os diferentes tipos e o que fazer para tratar cada caso

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Todos conhecem ou já ouviram falar em enxaqueca, certo? Porém, o que a maioria das pessoas não sabem é que existem inúmeros outros tipos de dor de cabeça. Embora menos comuns, estas outras causas de cefaleia precisam de uma atenção médica redobrada, porque muitas vezes podem se confundir com outras doenças como aneurismas ou tumores cerebrais. Outros tipos de dores de cabeça que requerem atenção, são:

Cefaleia em salvas

Poucas pessoas já ouviram falar neste tipo de dor de cabeça, mas de todas as cefaleias primárias, por exemplo, ela é aquela significativamente mais comum em homens, preferencialmente adultos jovens. Trata-se de uma dor explosiva, de extrema intensidade, porém sempre unilateral, na região frontal ou da órbita. Dura cerca de 15 minutos há 3 horas, mas o dado mais importante para pensar neste diagnóstico são os fenômenos que ocorrem no lado que a pessoa sente dor como diminuição do tamanho da pupila, entupimento do nariz e lacrimejamento. Curiosamente, esta dor melhora com oxigênio inalado sob máscara.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cefaleia relacionada à atividade sexual

Este tipo de cefaleia não é tão raro quanto parece, pode ocorrer em homens ou mulheres e acontece normalmente durante ou imediatamente antes do orgasmo. É uma dor também de extrema intensidade, explosiva, podendo durar de 1 minuto a 1 dia inteiro. Em geral esta cefaleia é primária, ou seja, não há nada por detrás. Entretanto, cabe nestes casos uma pesquisa para afastar a possibilidade de aneurismas intracranianos.

Cefaleia do "despertador"

Quem nunca acordou à noite, depois de estar dormindo um sono agradável? Agora imagine acordar toda noite, no mesmo horário, porém o "despertador" é uma forte dor de cabeça que sempre chega na hora exata, por exemplo, às 04:30hs da manhã. Pois assim é a cefaleia do "despertador", tecnicamente conhecida por cefaleia hípnica. Uma dor de cabeça que só aparece durante o sono e acorda o paciente, dura de 15 minutos a 4 horas, gerando um grande prejuízo a estas pessoas, embora seja primária, ou seja, não há um tumor ou aneurisma por detrás deste tipo de dor de cabeça.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cefaleia em "pontada"

Este tipo de dor de cabeça ocorre em geral da seguinte forma: a pessoa sente uma pontada ou punhalada, breve (duração de 1 a 3 segundos), em uma região localizada da cabeça, podendo ocorrer 1 vez ou várias vezes ao dia. É também uma dor forte, mas felizmente, devido à sua curta duração e frequência muito irregular, os pacientes acabam não procurando informação de um médico sobre o assunto. Tecnicamente, esta cefaleia é conhecida por cefaleia primária em guinada e é primária, ou seja, não há causa por detrás.

Cefaleia da "tosse"

Finalmente, a cefaleia benigna da tosse, como o próprio nome diz, é um tipo de dor de cabeça desencadeado especialmente pela tosse, mas sem nenhuma causa grave por detrás. Entretanto, ela pode ser bem forte, de início súbito, durando de 1 segundo a 2 horas. Corresponde a cerca de 1% de todos os tipos de cefaleia observados em consultas de Neurologia, sendo, portanto, rara. Pode melhorar com um anti-inflamatório da família da indometacina.

Assim, é importante reconhecer que existem inúmeros outros tipos de dor de cabeça, e que um médico experiente poderá ajudar a diferenciar uma situação de outra, orientando os melhores caminhos para o tratamento.