PUBLICIDADE

Sobrepeso: cálculo do IMC, tratamentos e cuidados

Manter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas são bons aliados contra o excesso de peso.

O IMC (Índice de Massa Corporal), normalmente é uma medida usada para estabelecer se a pessoa está numa faixa de peso normal, ou se está com sobrepeso, obesidade e até baixo peso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O sobrepeso, por sua vez, é uma condição em que a pessoa pesa mais do que é considerado adequado para aquela altura, idade e sexo. O sedentarismo e os maus hábitos alimentares levam ao aumento dessa parcela de indivíduos com sobrepeso a cada ano.

Cálculo do IMC

O IMC é calculado com o peso dividido pela altura ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89

2. Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,22

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Logo, essa pessoa tem IMC de 24,22 e está dentro da faixa de peso adequado para sua altura.

Diagnóstico de sobrepeso

O resultado do IMC é um dos indicadores analisados para saber se a pessoa está com excesso de peso ou não. O IMC é calculado com o peso dividido pela altura ao quadrado. Entretanto, existem outras formas de constatar o excesso de peso, que agem em conjunto com o cálculo do IMC. São elas: medidas antropométricas, bioimpedância, circunferência abdominal e relação cintura-quadril.

O IMC está sempre certo?

Infelizmente, a medida de IMC nem sempre representa a realidade. Por exemplo, o músculo é muito mais pesado que a gordura. Logo, um halterofilista terá um IMC muito alto, mas isso não se reflete em obesidade, já que a maior parte de sua massa corporal é formada por musculatura.

É importante levar em conta que a massa corporal é formada por água, gordura, músculos e ossos, e tudo isso precisa ser bem avaliado para medir a saúde de alguém corretamente. Por isso, é de extrema importância consultar um especialista para que ele possa fazer a análise do IMC junto com outros índices e medidas usados para entender a composição corporal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tratamento para sobrepeso

O tratamento para o excesso de peso depende de sua causa. Contudo, manter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas são bons aliados contra o excesso de peso.

Em casos mais graves, a cirurgia bariátrica pode ser uma alternativa. Dependendo da causa do excesso de peso, pode ser necessária a consulta com o psicólogo ou psiquiatra. Os remédios para emagrecer, quando bem indicados e sempre com acompanhamento médico, podem ser úteis dependendo do caso.

IMC para crianças

As faixas de IMC para as crianças mudam de acordo com a idade e o sexo, e para orientar os médicos existem tabelas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para fazer esse cálculo. Mas os pais também podem se orientar por tabelas. Clique aqui, siga o passo a passo e descubra se o seu filho está com baixo peso, peso normal, sobrepeso ou obesidade.

IMC para idosos

Quando a idade chega, a composição corporal muda: os músculos diminuem e o tecido adiposo aumenta. Por isso, o cálculo do IMC é igual, mas os resultados são diferentes em pessoas com mais de 60 anos. Veja porque isso ocorre e os resultados do IMC para idosos.

Prevenção

Em geral é possível prevenir o excesso de peso com hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas regulares, porém, não se pode mudar a genética, que é individual.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Um ótimo exercício para aumentar o metabolismo e amenizar a perda de massa muscular é a musculação. Em pessoas com sobrepeso e ou obesidade é um exercício essencial, pois fortalece as articulações e músculos para esses indivíduos realizarem outras atividades, como as aeróbias, aumenta o metabolismo e provoca a diminuição de gordura corporal.