PUBLICIDADE

Adolescentes também devem ir ao urologista? Especialista explica

Procurar especialidade ainda na adolescência é essencial para evitar doenças e sanar dúvidas comuns desta fase

A adolescência é composta de muitas transformações importantes que preparam o jovem para a vida adulta. Nesta fase ocorrem muitas transformações e descobertas, onde incertezas e dúvidas circulam a mente desses adolescentes. Nesse contexto, muitos jovens acabam aprendendo ou tirando dúvidas com amigos ou pessoas ainda mais inexperientes que eles. A internet está presente na vida dos jovens desde o nascimento e, muitas vezes, as informações podem acabar gerando ainda mais questionamentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando dividimos por sexo, nota-se incentivo às meninas para início precoce ao ginecologista. Desde os 13 anos - ou menos -, muitas meninas já frequentam o ginecologista anualmente. Culturalmente isso não ocorre com os meninos. Estima-se que mais da metade dos homens acima dos 35 anos nunca foi ao urologista.

Mas será que seria necessário? É sim! Algumas doenças urológicas ocorrem já ao nascimento, podendo dar (ou não) consequências futuras na vida adulta. Doenças graves do sistema urinário costumam ser diagnosticadas na infância, mas outras podem não ser notadas pelo pediatra, como: criptorquidia, fimose, hidrocele, torção crônica de testículo e varicocele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Condições como a criptorquidia devem ser tratadas tão logo sejam notadas. Outras, como a varicocele, merecem atenção e acompanhamento anual. Além disso, o desenvolvimento do corpo masculino inicia-se na puberdade e as mudanças corporais mantém-se até o início da vida adulta. Um exemplo prático é a varicocele, maior causa de infertilidade do homem e, que se tratado na adolescência, pode prevenir dificuldades em ter filhos.

Outro ponto a ser lembrado, a adolescência é a fase da angústia, timidez, insegurança, baixa autoestima e até agressividade. É o melhor momento para ter um profissional habilitado para sanar dúvidas de sexualidade, gravidez e doenças sexuais. Dúvidas de anatomia, como tamanho e forma do pênis e testículos, são extremamente comuns.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Consultar-se na adolescência com um urologista ajuda o paciente a tirar suas dúvidas, permite diagnosticar e tratar precocemente muitas doenças.