Alivia a tosse e muito mais: conheça benefícios do guaco

A planta é uma aliada no tratamento de doenças respiratórias como gripes e bronquites

Muitas pessoas acreditam que outono e inverno são sinônimos de doenças respiratórias. Isso é verdade: neste período, gripes, resfriados, alergias e crises de asma são, de fato, mais frequentes. Isso porque aglomerações, ambientes fechados e ar seco são fatores que facilitam a propagação de micro-organismos causadores dos problemas de saúde, como vírus e bactérias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como costumam ocorrer na mesma época, é comum confundir gripe, resfriado e até mesmo alergias; no primeiro caso, porém, os sintomas incluem congestão nasal com secreção leve, irritação na garganta e espirros, enquanto os sinais da gripe são um pouco mais intensos, com febre alta, dor no corpo, garganta e tosse seca, que costuma incomodar bastante.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A principal dica para lidar com doenças respiratórias é: fortaleça o seu sistema imunológico antes do início da temporada de frio e ar seco. Mas se você adoecer mesmo assim, é possível amenizar os sintomas com alguns recursos simples e naturais, como é o caso do guaco. A planta é uma grande aliada no tratamento e oferece muitos benefícios para a saúde.

Propriedades medicinais do guaco

Lembra de quando a sua avó recomendava um chazinho para aliviar a gripe? Ela não estava errada. A utilização de extratos naturais é eficaz, sim, para aliviar algumas doenças, como as respiratórias. Tanto é verdade que os medicamentos fitoterápicos, feitos à base de folhas e flores, atualmente são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O Xarope de Guaco, da Natulab, é um exemplo de produto tradicional fitoterápico que atua como expectorante e broncodilatador, sendo uma boa alternativa de tratamento para gripe, asma, bronquite e infecções na garganta. Para combater a tosse, o guaco também é indicado, já que o extrato relaxa a musculatura lisa dos brônquios e ajuda a eliminar secreções.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, o guaco é anti-inflamatório e antibacteriano, o que permite que o corpo se recupere de infecções e inflamações causadas por vírus e bactérias, como as que acontecem durante uma crise de asma ou bronquite. A única ressalva para a utilização do guaco é no caso de mulheres com fluxo menstrual intenso e gestantes, já que a folha tem propriedade anticoagulante e pode aumentar o fluxo sanguíneo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como aliviar sintomas e desconforto

Nenhum medicamento deve ser utilizado sem a devida orientação médica. Além disso, doenças respiratórias podem ter consequências graves quando não tratadas corretamente, então, lembre-se que procurar o médico é fundamental. Ainda assim, durante o quadro, você pode investir em atitudes que fortalecem o organismo e evitam o agravamento dos sintomas, como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)