Fadiga: como identificar e prevenir o cansaço excessivo

Hábitos saudáveis ajudam evitar e tratar o problema; suplementos alimentares também têm papel importante

Não é normal acordar cansado todos os dias, com uma fadiga intensa ou vontade de voltar para a cama. Você sabia que, quando o desânimo físico é constante, é sinal de que alguma coisa não anda bem no organismo?

Se você não fez alguma atividade física intensa para justificar a falta de disposição, é preciso identificar o que é que está causando o cansaço excessivo. A boa notícia é que, na maior parte dos casos, é possível tratar o problema com estratégias alimentares, suplementação e mudança de hábitos de vida.

Além de impactar em muitos outros pontos para a saúde, o estilo de vida importa muito quando se trata de evitar a fadiga. O excesso de álcool ou o uso de drogas, por exemplo, são capazes de provocar desgaste físico, trazendo aquele cansaço que parece não melhorar1.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Eles, porém, não são os únicos responsáveis, mas também a falta de sono adequado, o sedentarismo, o excesso de atividade física, além de medicações como anti-histamínicos ou determinados medicamentos para tosse. E, claro, os hábitos alimentares não ficam fora dessa: a falta de nutrientes adequados para o corpo - além do excesso daqueles nocivos ao organismo - é um caminho que leva à fadiga1.

Além disso, o cansaço físico também pode acontecer em decorrência de um processo orgânico. Para gerar a energia que precisamos no dia a dia, as células do corpo realizam uma série de reações químicas. No entanto, para que esse procedimento aconteça, elas também liberam amônia, que é uma substância tóxica para organismo, inclusive para o sistema nervoso central. Quando essa substância está em excesso na nossa circulação, inevitavelmente o cansaço aparece2.

Mas o que fazer para acabar com a fadiga?

Em primeiro lugar, o ideal é passar a dormir bem, e isso não vale apenas para a quantidade de horas de sono - é preciso ter um sono de qualidade. Por isso, se você acorda cansado todos os dias, vale também procurar um especialista para entender se não há outros fatores atrapalhando o descanso, inclusive se não é apneia do sono3,4.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Paralelamente, é preciso investir em uma alimentação saudável1, com alimentos nutritivos. Aqui vale a premissa: descasque mais e desembale menos.

A atividade física deve andar junto com todas as medidas de combate ao cansaço. Mas atenção: o ideal é praticar exercícios moderados e de forma regular, afinal, o cansaço pós-exercício além das capacidades físicas do corpo também nos deixa prostrados, certo5?

Uma dica é contar também com a combinação entre aspartato de arginina e vitamina C, presente em Targifor C, que pode ajudar na eliminação da amônia em excesso do organismo. Para entender melhor, a arginina é capaz de transformar em ureia aquela amônia tóxica que desencadeou o cansaço, levando a eliminação dela pela urina e reativando a energia do organismo6.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esse mecanismo coopera para combater a fadiga física, muscular e até mesmo mental ou psíquica. Além disso, a arginina também desempenha outro papel importante no corpo, que é o de estimular a produção de óxido nítrico, essencial para o relaxamento dos vasos sanguíneos, que colabora favoravelmente para bom funcionamento do sistema muscular, além de outras vantagens2.

Referências

[1] Mayo Clinic. Fatigue. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/symptoms/fatigue/basics/causes/sym-20050894

[2] Anvisa. Bula TARGIFOR C (aspartato de arginina + ácido ascórbico). Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=8076632014&pIdAnexo=2221218

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

[3] NHS. Sleep and tiredness. Disponível em: https://www.nhs.uk/live-well/sleep-and-tiredness/

[4] Chervin RD. Sleepiness, fatigue, tiredness, and lack of energy in obstructive sleep apnea. Chest Journal. Disponível em: https://journal.chestnet.org/article/S0012-3692(15)51794-7/fulltext

[5] W Eriksen, D Bruusgaard. Do physical leisure time activities prevent fatigue? A 15 month prospective study of nurses? aides. British Journal of Sports Medicine. Disponível em: https://bjsm.bmj.com/content/38/3/331

[6] TARGIFOR® C (aspartato de arginina + ácido ascórbico). Indicação: astenia (fadiga e cansaço). MS 1.1300.0237. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.