Diarreia: como os probióticos podem ajudar no quadro?

Probióticos são capazes de ajudar nas defesas do intestino, colaborando para o tratamento da diarreia¹; entenda

A maioria das pessoas já passou por episódios de diarreia ao longo da vida. Afinal, este é um problema comum que pode ser causado por vírus, bactérias, parasitas, antibióticos e até mesmo por intolerância à lactose, além de outros fatores1. Fezes moles, cólicas e dores abdominais, necessidade urgente de usar o banheiro e febre são alguns dos sintomas que podem estar presentes na diarreia1.

Na maior parte dos casos, porém, a diarreia é autolimitada1 e pode durar até 14 dias2. No entanto, mesmo a diarreia comum pode ser perigosa, afinal, ela pode provocar desidratação ? o que é perigoso para a saúde especialmente de crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido1.

Um adulto, por exemplo, deve ficar atento a sinais de desidratação, como boca seca, sede excessiva, pouca urina e tontura. Sangue nas fezes ou febre alta também são razões para visitar um médico1. No caso de crianças, o médico deverá ser consultado o quanto antes, já que elas tendem a se desidratar muito mais rápido do que os adultos1. É preciso lembrar que a desidratação é perigosa e pode inclusive levar à morte.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tratar a diarreia, portanto, é uma necessidade. E é aí que os probióticos podem atuar, pois quando ingeridos, esses microrganismos do bem são capazes de promover benefícios para o corpo3, colaborando no tratamento4. Mas você sabe como eles agem na luta contra a diarreia?

Úteis no tratamento e na prevenção da diarreia

Na diarreia por rotavírus, por exemplo, os probióticos estão associados a benefícios tanto no tratamento como na prevenção da doença, isso porque eles podem interferir no ciclo viral de diferentes maneiras e melhorar a capacidade de proteção do muco intestinal1.

Esses microrganismos do bem também são capazes de impedir a fixação dos vírus no intestino por competir com os receptores virais nas células intestinais, além de outras ações1. Com isso, os vírus não conseguem permanecer no local e provocar danos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na diarreia causada por bactérias, por sua vez, os probióticos também têm seu papel importante. Para entender melhor, há uma colonização das paredes intestinais pelas bactérias que estão provocando o quadro. Para se defender, o intestino produz um muco que carrega propriedades antimicrobianas1. A ação dos probióticos estimula a produção desse muco, aumentando a proteção do organismo contra a invasão e colonização das bactérias ruins, o que contribui para o tratamento1.

Além disso, os probióticos também são capazes de auxiliar na prevenção da diarreia1, assim como podem atuar como proteção contra outras doenças gastrointestinais como enterocolite1. Mas atenção: o uso de probióticos deve sempre ser orientado por um médico ou nutricionista.

Para manter o bom equilíbrio intestinal, o probiótico Enterogermina5 Plus é uma opção para auxiliar na manutenção da microbiota. Isso porque ele é uma suspensão probiótica que contém 4 bilhões de esporos de Bacillus clausii, um microrganismo do bem que está presente no intestino e contribui para a saúde da microbiota intestinal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, Enterogermina5 é simples de usar, pois o probiótico é líquido e não tem gosto, o que torna fácil de ingerir puro ou até mesmo adicionar em sucos ou outros alimentos.

Referências:

1 - Carmo MS et al. Probiotics, mechanisms of action, and clinical perspectives for diarrhea management in children. Food Funct (2018);Oct 17;9(10):5074-95.

2 - Sociedade Brasileira de Pediatria. Guia Prático de Atualização. Departamento Científico de Gastroenterologia. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf. Acesso e 03 de janeiro de 2020.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3 - Hempel, S. Probiotics for diarrhoea. Indian Journal of Medical Research. 2014 Mar; 139(3): 339?341. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4069727/. Acesso e 03 de janeiro de 2020.

4 - Guarino, A., Guandalini. S., Lo Vecchio, A. Probiotics for Prevention and Treatment of Diarrhea. Journal of Clinical Gastroenterology. 2015 Nov-Dec;49 Suppl 1:S37-45. doi: 10.1097/MCG.0000000000000349.

5 - Enterogermina ® [folheto]. Origgio, IT. Importado e distribuído por Sanofi-Aventis Ltda.