PUBLICIDADE

Dor e inchaço persistentes nas juntas: sinais que justificam uma consulta com o reumatologista

O médico reumatologista é o profissional especializado para investigar e tratar doenças como artrite e artrose

Você já ouviu falar em doenças reumáticas ou reumatológicas? Popularmente conhecidas como reumatismo, esse grupo de enfermidades muitas vezes tem seus sintomas descritos como "dores nas juntas", o que pode ser comum, uma vez que essas enfermidades acometem o aparelho locomotor, formado por articulações, músculos, ligamentos, ossos, cartilagens e tendões[1].

A depender do diagnóstico, o reumatologista também poderá investigar outras partes do corpo, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino, vasos sanguíneos e pele, uma vez que determinadas doenças podem atingir esses órgãos[2].

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que 15 milhões de brasileiros sofram com doenças reumáticas[3]. Enquanto o Ministério da Saúde aponta que as enfermidades mais comuns são: osteoartrite (artrose), artrite reumatoide, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não é incomum associar as doenças reumáticas à terceira idade, quando o aparelho locomotor tende a estar mais comprometido devido ao avanço da idade. Porém, os problemas mencionados acima, bem como outros problemas reumatológicos do grupo, podem atingir homens e mulheres em qualquer etapa da vida[1].

Principais sintomas de doenças reumáticas

Até o momento, a ciência contabiliza cerca de 120 tipos de doenças reumáticas[1] que, apesar de terem manifestações diferentes, na maioria dos casos, os primeiros sinais se dão nas articulações[1]. Lembre-se que, se algum do sintomas abaixo perdurar mais de seis semanas[3] ou se manifestar outros problemas articulares, o médico reumatologista deve ser consultado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por que procurar o reumatologista?

Sabe-se que as doenças reumáticas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho ou aposentadoria antecipada[3], ou seja, há um comprometimento da capacidade física do paciente. Por isso, procurar um médico reumatologista, profissional mais indicado para diagnosticar e tratar essas enfermidades[2], ainda no início dos sintomas é a melhor maneira de ter um diagnóstico precoce e controlar os incômodos.

Além disso, a recomendação é procurar um reumatologista, para que o especialista possa dar um diagnóstico correto para o paciente, uma vez que, as doenças reumáticas são grupo de enfermidades, portanto o paciente precisa ter um diagnóstico exato, ou seja, entender se tem artrite e osteoartrite (artrose), por exemplo.

Outro ponto fundamental é investigar a causa que dá origem ao problema, já que se tratam de doenças multifatoriais e podem surgir por associação ao estresse, ansiedade, depressão, alterações climática, fatores genéticos, obesidade e outros[3].

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Após encontrar a causa, o médico reumatologista criará um plano de tratamento contínuo e, muitas vezes, multidisciplinar[3], que deve ser mantido pelo paciente mesmo que as principais manifestações fiquem leves ou desapareçam, pois desse modo é possível manter a qualidade de vida.

Referências:

1 - Sociedade Brasileira de Reumatologia. Home. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/. Acesso em: 26 de maio de 2020.

2 - Ministério da Saúde. Doenças Reumáticas. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/doencas_reumaticas.pdf. Acesso em 26 de maio de 2020.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3 - Ministério da Saúde. 30/10 ? Dia Nacional de Luta do Paciente Reumático. Disponível em: https://bvs.saude.gov.br/ultimas-noticias/3079-30-10-dia-nacional-de-luta-do-paciente-reumatico. Acesso em: 26 de maio de 2020.