Bactérias: o que são e qual a importância de se proteger?

Entenda por que a higiene é importante no combate às condições provocadas por bactérias

Presentes em nosso dia a dia, as bactérias são microrganismos vivos unicelulares. Esses seres estão entre as primeiras formas de vida a surgir na Terra e sobrevivem em diversas condições climáticas e ambientais.

Muitos tipos de bactéria são importantes para o equilíbrio da ordem natural do planeta, participando de processos essenciais, como decomposição e até geração de energia. Algumas, inclusive, vivem no organismo de outros seres vivos sem causar danos ou problemas, como é o caso dos lactobacilos - que integram a flora intestinal humana e são fundamentais para nossa saúde.

Por outro lado, existem diversas bactérias que são responsáveis por uma série de doenças e podem provocar sérias consequências em um sistema imunológico comprometido.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tipos de bactérias

As bactérias podem se encontrar em praticamente todo lugar. Parte delas vive na água, outras no solo e há também uma série de espécies que habitam o nosso corpo. Por isso, uma maneira de classificação desses seres vivos se dá por meio de suas formas. Assim, existem três tipos principais:

Além desta divisão, existem também outras formas de classificar as bactérias. Uma delas é pelo Método de Gram. Bactérias Gram-positivas têm uma única membrana interna e são minoria. Já as bactérias Gram-negativas têm membrana dupla e tendem a ser mais resistentes a antibióticos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por que se proteger de certas bactérias?

Em geral, as bactérias maléficas para o ser humano entram no corpo através de ações vitais (como a respiração), pelo contato com uma pessoa infectada ou pela exposição a um objeto ou superfície contaminados.

Dentre todas as possibilidades de transmissão, uma das mais frequentes e comuns ocorre pelo contato da mão suja com o rosto (boca, nariz, olhos e ouvido).

De acordo com o Ministério da Saúde, as bactérias patogênicas podem causar uma série de condições graves, como pneumonia, tuberculose, leptospirose, meningite meningocócica e tétano. Outros problemas que também podem surgir são as infecções em determinadas partes do corpo, como a conjuntivite, que é de fácil tratamento, mas altamente contagiosa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dependendo da doença causada, os antibióticos são os medicamentos utilizados no combate à ação bacteriana no organismo. Porém, seu uso indiscriminado pode acabar favorecendo a formação de bactérias resistentes, o que dificulta o tratamento.

Medidas de higiene são fundamentais

As medidas mais eficazes de controle desses microrganismos são os hábitos de higiene adequados. Além de proteger a própria saúde, esses cuidados de limpeza e desinfecção também ajudam a manter a saúde de toda uma população.

Por isso, a importância da higiene pessoal vem sendo reforçada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ação primordial para a prevenção e o controle das infecções e da resistência que os micróbios podem adquirir.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma aliada na proteção antibacteriana contra esses microrganismos são os sabonetes1 Protex®? que limpam e reforçam as defesas da pele, eliminando naturalmente até 99,9% das bactérias2. Além de oferecer proteção antibacteriana por 12h3. E o melhor: sem ressecar a pele, já que são enriquecidos com óleo de linhaça.

A nova fórmula com óleo de linhaça promove o fortalecimento das defesas da pele com a proteção natural deste ingrediente, cuidando de toda a família e de todo o corpo em qualquer momento do dia.

Outras medidas de higiene para colocar na rotina incluem: cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, desinfetar objetos e manter a carteira de vacinação atualizada.

1 - Válido para produtos selecionados: Protex® Limpeza Profunda Anti-espinhas, Protex® Nutri Protect Ômega 3, Protex® Complete 12, Protex® Aloe, Protex® Cream, Protex® Nutri Protect Macadâmia, Protex® Erva Doce, Protex® Suave, Protex® Própolis, Protex® Vitamina E, O Protex® Balance, Protex® Limpeza Profunda e Protex® Aveia.

2 - Bactéria testada: E. coli.

3 - Uso diário por 2 semanas, aumento dos AMPs.