É possível usar ingredientes naturais para escovar os dentes?

Veja se é possível produzir o próprio creme dental em casa e se é uma atitude segura a se tomar

Há diversas receitas de cremes dentais caseiros internet afora, e muitos se perguntam se elas podem ser realmente eficientes na hora de escovar os dentes. A resposta é negativa: não é recomendado usar ingredientes caseiros para higienização dental, mas sim seguir sempre a recomendação do dentista e adquirir formulações que foram estudadas e apresentaram segurança e eficácia na hora de cuidar da saúde bucal.

Isso vale tanto para a recomendação do uso de bicarbonato de sódio que, muito usado de forma caseira no intuito de clarear os dentes, na verdade pode provocar problemas dentais no futuro.

Além disso, o uso de outros ingredientes que, a priori, não poderiam fazer mal aos dentes também não é recomendado, já que podem não limpar os dentes da forma mais adequada. É justamente por isso que os cremes dentais são importantes, pois eles carregam formulações específicas, bem como a adição do flúor, que colabora para fortalecer os dentes no processo de remineralização dental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Jamais devemos tentar fazer cremes dentais caseiros. Existem diversos ingredientes que podem ser prejudiciais para a saúde dos dentes, podendo causar danos irreversíveis. É importante seguir sempre a recomendação do dentista", explica Eric Nakamura, gerente de marketing profissional da Colgate Brasil.

Veja abaixo alguns ingredientes comuns, mas que não devem ser usados de forma caseira na hora de escovar os dentes:

Bicarbonato: Embora presente em algumas formulações de cremes dentais, o uso puro e caseiro do bicarbonato para escovar os dentes pode desgastar o esmalte dental, por ser um abrasivo, provocando sensibilidade e fragilidade nos dentes. Por isso, caso queira lançar mão deste composto, apenas use-o se ele estiver presente em cremes dentais industrializados, pois só assim é possível mensurar a segurança do produto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Limão: excelente para a saúde, o limão é um problema para os dentes, se usado de forma tópica. O limão, por ter pH ácido, pode provocar desgaste do esmalte dental, resultando em hipersensibilidade dentária.

Vinagre: erroneamente, algumas pessoas procuram usar vinagre para clarear os dentes. Além de não funcionar, o vinagre também apresenta pH ácido, o que pode levar à erosão dos dentes, também resultando em uma hipersensibilidade, que atrapalha na hora de consumir alimentos quentes ou frios.

Escovar bem os dentes é fundamental

É fundamental visitar o dentista regularmente, ou seja, a cada seis meses. O profissional poderá avaliar toda a boca e descobrir precocemente algum problema na gengiva ou nos dentes, tratando e evitando que algo errado evolua.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, é no dia a dia que a verdadeira prevenção realmente acontece: para manter a boa saúde bucal é importante escovar os dentes após cada refeição, bem como usar fio ou fita dental, complementando a higiene com um enxaguante bucal.

Para quem deseja seguir uma linha mais natural, uma opção são os cremes dentais de Colgate Natural Extracts. Unindo a natureza com tecnologia e segurança, bem como respeito ao meio ambiente, os cremes dentais de Colgate Natural Extracts carregam extratos de ingredientes naturais, com diversas opções: Colgate Natural Extracts Purificante com carvão ativado e menta, Colgate Natural Extracts Detox, de coco e gengibre e Colgate Natural Extracts Reinforced Defense, com citrus e eucalipto.

Além disso, o respeito à natureza está presente em toda a linha: os tubos dos cremes dentais de 90g de Colgate Natural Extracts são recicláveis, o que permite cuidar da saúde bucal e também do meio ambiente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"A reciclagem ajuda a economizar energia elétrica, recursos naturais, pode gerar empregos e também auxilia na preservação da natureza. Na verdade, as principais vantagens estão relacionadas com a catalisação de transformações sociais e de mudanças de mentalidade sobre nosso relacionamento com o meio ambiente", explica Eric Nakamura, gerente de marketing profissional da Colgate Brasil.