PUBLICIDADE

Anti-HBs: o que indica o resultado do exame?

A análise anti-HBs é feita para identificar a concentração de anticorpos contra o vírus da hepatite B

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Para que serve?

O exame anti-HBs serve para identificar a quantidade de anticorpos que uma pessoa tem no sangue contra a Hepatite B, doença causada por um vírus que provoca a inflamação do fígado. De acordo com Sheila Pinto, farmacêutica do Hospital Badim, o exame geralmente é indicado para pacientes que receberam o tratamento da doença ou após a vacinação.

Uma pessoa infectada pelo vírus da hepatite B possui alguns marcadores virais que podem ser identificados através da análise de seu sangue. O antígeno de superfície do vírus (AgHBs) é marcador de infecção e a presença de anticorpos contra esse antígeno (anti-HBs) indica proteção contra a doença.

Como funciona?

Segundo Sheila, não é necessário que seja feito jejum ou qualquer tipo de preparo anterior antes do exame. O profissional do laboratório realiza a coleta de uma amostra de sangue do paciente, que passará por um processo de análise sorológica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Caso o resultado aponte a presença de anti-HBs, é necessário que o exame seja repetido. "Após 30 e 60 dias é recomendado realizar um novo exame no caso de anti-HBs positivo. O motivo é que, devido à infecção por subtipos diferentes do vírus da hepatite ou à formação de complexos imunológicos (ou complexo anticorpo-antígeno), o exame pode indicar um resultado falso positivo", explica a farmacêutica.

Resultados

A quantidade de anticorpos presentes no sangue varia de acordo com cada paciente. Entretanto, os valores de referência utilizados são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outros exames

Além do anti-HBs, existem alguns outros tipos de marcadores que podem ser solicitados pelo médico na hora do diagnóstico. São eles: