Probióticos: como escolher o mais adequado?

Probióticos trazem uma série de benefícios ao organismo. Saiba mais sobre a atuação dessas bactérias do bem e como optar pelo melhor para o seu quadro

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Um dos grandes aliados para o funcionamento do intestino são os chamados probióticos1. Mas você sabe como eles funcionam e como atuam dentro do nosso organismo? E como escolher o probiótico correto para ajudar a aliviar quadros de diarreia ou infecção intestinal e a regular a flora intestinal? Entenda a seguir:

Probióticos: o que são e seus benefícios

Diferentes tipos de bactérias naturalmente vivem em nosso sistema digestivo, constituindo a chamada flora intestinal e contribuindo para o bem-estar do corpo (desde o funcionamento do intestino, até ações do sistema nervoso2). Há também outra categoria de microorganismos benéficos ao corpo, os probióticos - ingeridos principalmente pela alimentação2.

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Os probióticos atuam modulando o sistema gastrointestinal e regulando a flora intestinal já existente2. Além disso, a ingestão dessas "bactérias amigas"2 ainda traz outros benefícios ao corpo, como:

Quem pode tomar probióticos

Via de regra, probióticos podem ser ingeridos por todos: desde bebês, adultos, até os mais idosos3. Além disso, é permitido seu uso por mulheres grávidas4. A restrição fica, apenas, para pessoas imunocomprometidas5.

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Como escolher um bom probiótico

Existem diferentes tipos de probióticos no mercado, e a escolha daquele mais adequado para você é uma questão multifatorial, ou seja, tudo depende da situação de cada indivíduo, dos mecanismos de ação das cepas, da eficácia dos produtos e se estão ou não de acordo com as regras das agências sanitárias reguladoras dos países onde são vendidos6. Entretanto, algumas características dos probióticos podem ajudar nesta tarefa.

Enterogermina e Enterogermina Plus, por exemplo, carregam esporos do Bacilus clausii - sendo a versão Plus com 4 bilhões de esporos7. Ao chegarem intactas no intestino, essas bactérias do bem contribuem para o equilíbrio da flora intestinal5, além de induzir a produção de vitaminas - principalmente as do complexo B5.

Para completar, esse tipo de probiótico ainda ajuda na disbiose, restaura e reequilibra a flora intestinal e também atua na melhora de quadros de diarreia e desordens intestinais agudas e crônicas resultados, por exemplo, de uma infecção intestinal ou intoxicação alimentar7.

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Além disso, os probióticos Enterogermina são de fácil ingestão: podem ser misturados com água, chás, sucos e outras bebidas5 - o que os torna bem aceitos até por crianças.

Como tomar o meu probiótico

A suplementação na dieta é uma forma de trazer os probióticos para o dia a dia6. No caso dos probióticos Enterogermina e Enterogermina Plus, cada flaconete vem pronto para o consumo. Eles devem ser ingeridos por via oral, nunca injetados5,7.

A indicação é consumir de um a três flaconetes de Enterogermina, a cada três ou quatro horas5. A versão Plus, por conter o dobro de cepas, deve ser ingerida uma vez ao dia7.

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Referências bibliográficas

1. Fioramonti J, Theodorou V, Bueno L. Probiotics what are they: What are their effects on gut physiology. Best Pract Res Clin Gastroenterol. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14507583/. Acesso em 16 de junho de 2021.

2. Lye HS, Balakrishnan K, Thiagarajah K et al. Beneficial Properties of Probiotics. Tropical Life Sciences Research. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5031164/. Acesso em 18 de junho de 2021.

3. Hamilton-Miller JMT. Probiotics and prebiotics in the elderly. Postgrad Med J. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1743061/. Acesso em 21 de junho de 2021.

4. Elias J, Bozzo P, Einarson A. Are probiotics safe for use during pregnancy and lactation?. Motherisk Update. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3056676/. Acesso em 18 de junho de 2021.

5. Folheto Enterogermina®. Disponível em https://www.farmadelivery.com.br/media/upload/pdf/BULAS/SANOFI-AVENTIS/Enterogermina.pdf. Acesso em 18 de junho de 2021.

6. Sniffen, JC, McFarland, LV, Evans, CT et al. Choosing an appropriate probiotic product for your patient: An evidence-based practical guide. PLOS ONE. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30586435/. Acesso em 18 de junho de 2021.

7. Folheto ENTEROGERMINA®PLUS. Disponível em https://www.enterogermina.com.do/-/media/EMS/Conditions/Consumer%20Healthcare/Brands/Enterogermina-CAC/PRODOTTO_hp/InsertoEnterogerminaPLUS%204000millones%20GLUv2Jul2015clean.pdf?la=es-GT. Acesso em 18 de junho de 2021.