PUBLICIDADE

Vida normal com estomia é possível: aplicativo pode ajudar no dia a dia

Criar rotina de cuidados com o estoma e até contato com enfermeiras para orientações são opções possíveis com aplicativo inédito para estomizados

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

*Conteúdo Patrocinado

Quem tem estomia sabe que muitos têm dúvidas a respeito da condição. É frequente a menção de que a vida se torna limitada e até mesmo atividades simples do dia a dia, como andar de bicicleta, viajar ou sair para dançar, são proibidas. Ledo engano: atualmente, pessoas com estomia podem, sim, levar uma vida normal como todas as outras. Ir à praia, fazer exercícios físicos e até mesmo engravidar, por exemplo, não são impedimentos para quem é estomizado.

Para entender melhor, a estomia é uma cirurgia que proporciona uma abertura no abdômen para a saída do intestino e, com isso, o resultado da digestão dos alimentos e outros efluentes são coletados por uma bolsa acoplada ao estoma - as bolsas de estomia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O procedimento cirúrgico é muitas vezes necessário em casos de alterações congênitas no intestino, traumas abdominais, câncer de intestino ou algumas doenças inflamatórias que atingem o local, como Crohn ou colite ulcerativa - entre outras condições.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 120 mil pessoas estomizadas. Quem lida com a condição há mais tempo já se acostumou com a rotina, porém, muitas pessoas com estomia recente podem ter dúvidas a respeito de como lidar no dia a dia, fazer o diário de trocas da bolsa, além de questionamentos a respeito da alimentação adequada, prática de exercícios físicos, entre outros.

Seja quem já tem uma estomia há tempos, como quem passou pela cirurgia recentemente, o sentimento é o mesmo: faltava um local para que essas anotações diárias ou dúvidas pudessem ser acompanhadas e sanadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tecnologia sempre a favor

Foi pensando nisso que o app EstomAtiva, da Coloplast, foi lançado. Simples, gratuito e prático de ser usado - basta baixar na App Store ou no Google Play -, o aplicativo tem o intuito de incentivar a criação de uma rotina de cuidados com o estoma.

A iniciativa permite a criação de um diário digital do estoma, ou seja, é possível tirar fotos e registrar as mudanças de rotina, facilitando assim a comunicação com o próprio médico e sem riscos de esquecimentos.

O aplicativo também reúne informações a respeito do cuidado com o estoma, bem como artigos que ajudam a entender como cuidar da pele e até mesmo a respeito de se tornar mais confiante depois do procedimento cirúrgico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, quem usar o aplicativo também pode acompanhar objetivos pessoais. E nada melhor do que ter um desejo definido para aumentar a motivação, não é?

E não para por aí: o usuário do app EstomAtiva que tiver dúvidas diversas a respeito de seu estoma, seja sobre o modelo de bolsa de estomia a ser adquirido, o modo de uso ou como impedir vazamentos, entre outras questões, pode reportar o questionamento pelo aplicativo e receber uma ligação para esclarecimento de uma atendente da Central do Programa Coloplast Ativa dentro de cinco dias. Com isso, o cuidado com a saúde fica ainda mais completo.