PUBLICIDADE

Escovar os dentes demais faz mal?

Cláudia Christianne Gobor, cirurgiã dentista especialista no tratamento do mau hálito, explica se a escovação em excesso pode ou não prejudicar a saúde bucal

Dependendo da força colocada na técnica de escovação, bem como a dureza ou maciez das cerdas da escova utilizada, escovar demais os dentes pode, sim, trazer certos malefícios. Afinal, esses fatores podem gerar uma sobrecarga na superfície dentária, causando um desgaste a nível de esmalte, podendo trazer, inclusive, maior sensibilidade nesta área.

O creme dental também deve ser usado com cautela em alguns casos, principalmente em crianças - que podem não ter a destreza de cuspir ou enxaguar a boca - e quando o produto possui alguma ação específica para sensibilidade, problemas gengivais ou remover manchas.

A nível de comparação, a quantidade ideal para uma escovação efetiva é semelhante a um grão de ervilha. Quantidades maiores só vão causar desperdício do produto e gerar uma falsa sensação de limpeza. Isso porque o creme dental não faz o serviço sozinho, e o que garante a higienização correta é a combinação dele, do uso do fio dental, da escovação dos dentes e se for o caso, do uso de enxaguantes bucais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os enxaguantes bucais possuem várias indicações, e cada caso é muito específico, dependendo da necessidade do paciente. O que recomendamos é que os enxaguantes não contenham álcool em sua composição. Na dúvida, pergunte ao seu cirurgião dentista qual a melhor indicação para o seu caso.

Quanto ao fio dental, não há prejuízos de utilizá-lo várias vezes ao dia. É preciso ter atenção, porém, em relação à técnica usada para passar o fio. O ideal é usar com delicadeza e em todos os cantos entre os dentes, para que a placa bacteriana ou o alimento retido no local sejam removidos com eficácia; trazendo, assim, a certeza de que não terão alterações gengivais nesse local. É bom lembrar que a higienização com o fio dental deve ser feita pelo menos uma vez ao dia.

Qual é a maneira correta de escovar os dentes?

A técnica de escovação deve ser executada por, no mínimo, 2 minutos. O ideal é ir escovando os dentes por grupos de 3 a 4 dentes por vez, com a escova levemente inclinada na superfície dentária. Atente-se também ao fato de que temos três superfícies do dente para higienizar - do lado de fora, em cima e do lado de dentro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)