PUBLICIDADE

Anticoncepcional em gel e sem hormônio é liberado nos EUA

Novo método não exige uso contínuo, podendo ser utilizado apenas antes do sexo

A busca por métodos contraceptivos mais naturais e menos invasivos segue ocorrendo em todo o mundo. Recentemente, o órgão estadunidense Food and Drug Administration (FDA), responsável por regular alimentos e medicamentos no país, autorizou a venda de um novo tipo de anticoncepcional que pode inovar o mercado farmacêutico dos Estados Unidos.

O medicamento, chamado de Phexxis, possui um diferencial na hora da utilização. O produto, que vem em formato de gel, deve ser aplicado diretamente na vagina até uma hora antes da relação sexual. A proposta do produto é que o pH vaginal seja mantido baixo e ácido, dificultando a passagem de espermatozoides.

A chegada do anticoncepcional nos mercados dos Estados Unidos está prevista para setembro deste ano. Os pacotes, com 12 aplicadores cada, serão vendidos por aproximadamente US$ 250 (valor equivalente a cerca de R$ 1.300,00).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Eficácia do produto

Assim como outros métodos contraceptivos, o gel não é 100% eficaz. Durante a fase de estudos, aproximadamente 1 em cada 7 mulheres engravidaram. De acordo com o laboratório Evofem Bioscience, fabricante do medicamento, o Phexxis também apresentou alguns efeitos colaterais, como ardência, inflamação, coceira, corrimento e infecção. Entretanto, é esperado que esses sintomas diminuam conforme o uso.

Segundo especialistas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o uso do gel apresenta um alto potencial de falha, apresentando a necessidade de ser utilizado em conjunto com outro método de contracepção - como um preservativo masculino que não contenha lubrificante, para que não haja interação com o gel. Por enquanto, não há qualquer expectativa para o produto chegar ao mercado brasileiro.

Outros métodos anticoncepcionais

DIU: o que é, vantagens, dúvidas e como é colocado

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Injeção anticoncepcional: nomes, efeitos e onde é aplicada

Diafragma: como funciona, quanto tempo dura e eficácia